Logo R7.com
RecordPlus
Balanço Geral

Adolescentes poloneses gravam e avaliam mulheres na rua, e ação levanta alerta sobre misoginia

Segundo a OMS, um em cada seis jovens já sofreu ataques na internet antes dos 15 anos

Balanço Geral|Do R7

  • Google News

Um grupo de adolescentes na Polônia criou uma "patrulha das garotas de programa" que julga as roupas de meninas nas ruas. Vestidos com coletes amarelos imitando fiscais, eles filmam garotas sem permissão e publicam os vídeos na internet com comentários ofensivos. A prática começou durante as férias escolares como uma brincadeira aparentemente inofensiva. Os atos ilícitos levantaram debates sobre o caráter de reprodução de misoginia, assédio, ódio e cyberbullying, que são crimes, por parte dos adolescentes.

No Brasil, relatos de casos semelhantes ocorrem, como o da estudante Yasmin Novaes, que foi alvo de ataques virtuais após montagens e frases abusivas contra ela serem divulgadas por um colega de escola. "Eu fiquei mal, eu fiquei com medo do pessoal me zoar na escola com isso", disse Yasmin. Especialistas destacam a necessidade urgente de regulamentação das plataformas digitais para combater o assédio online.

Estudos da Organização Mundial da Saúde indicam que um em cada seis jovens já sofreu ataques na internet antes dos 15 anos. Apesar disso, muitas plataformas ainda falham em implementar mecanismos eficazes contra o cyberbullying. Um aplicativo polonês criado para denunciar essas práticas já removeu milhares de conteúdos impróprios das redes sociais; no entanto, perfis similares continuam surgindo com nomes diferentes.

No Brasil, o cyberbullying passou a ser considerado crime em 2024, com penas de 2 a 4 anos de prisão. Para menores, são considerados atos infracionais, também com penalizações severas. Especialistas defendem maior envolvimento dos pais no monitoramento do uso das redes pelos filhos enquanto pressionam por leis mais rígidas contra crimes digitais no país. Estas medidas não são vistas como censura, mas como proteção necessária frente aos perigos crescentes nos ambientes virtuais atuais.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.