Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Novidades no PlayPlus

PlayPlus lança o documentário Missão Israel – Por Trás das Câmeras

Roberto Cabrini revela os bastidores da cobertura jornalística da guerra no Oriente Médio

PlayPlus|Do R7

Roberto Cabrini revela os desafios da cobertura da guerra entre Israel e Hamas
Roberto Cabrini revela os desafios da cobertura da guerra entre Israel e Hamas Roberto Cabrini revela os desafios da cobertura da guerra entre Israel e Hamas (Reprodução/PlayPlus)

O documentário Missão Israel – Por Trás das Câmeras chega ao PlayPlus com detalhes surpreendentes da guerra entre Israel e Hamas. Roberto Cabrini descreve a viagem ao Oriente Médio e revela os bastidores da cobertura jornalística do confronto.

Veterano da RECORD e experiente na reportagem de guerra, o jornalista detalha os momentos de apreensão logo após o primeiro ataque do grupo terrorista Hamas, em outubro de 2023. Ele junto à equipe de jornalismo da emissora tomaram a decisão de ir para a zona de conflito horas depois da guerra começar.

Segundo Cabrini, o primeiro desafio já começou na chegada a Israel. Por conta dos bombardeios, o jornalista teve que desembarcar na capital da Jordânia e entrar, por terra, no territorio israelense. "A instabilidade era grande marca dessa cobertura", revela.

Cabrini lembra da emoção de entrar em uma comunidade atacada pelo grupo terrorista Hamas
Cabrini lembra da emoção de entrar em uma comunidade atacada pelo grupo terrorista Hamas Cabrini lembra da emoção de entrar em uma comunidade atacada pelo grupo terrorista Hamas (Divulgação/RECORD )

O documentário traz os bastidores dos primeiros registros do confronto, quando a tensão na região se intensificava dia após dia. Cabrini lembra da negociação para conseguir entrar em um kibutz devastado pela ação terrorista do Hamas.

"Foi difícil conter a emoção, mas a gente precisava do rigor das informações. Eu tratei de ir narrando tudo o que eu encontrava. Câmera ligada o tempo todo. O que a gente fazia era descrever o que eu via. E esses momentos ficam para a nossa história, como momentos decisivos para o sucesso da nossa cobertura", explica.

Ele conta que um dos maiores desafios foi combinar agilidade e precisão nas gravações: "[A gente] precisava correr, porque tinha pouco tempo para ficar naquela área destruída. Eu lembro que em um determinado momento eu levei um tombo, me machuquei todo, saía sangue do meu braço, mas a gente não podia parar. A gente que tinha que continuar. Meu ferimento era irrelevante diante da necessidade de continuar fazendo aquela cobertura". 

Embora os obstáculos fossem inúmeros, Roberto Cabrini, que também detalha a cobertura de outros conflitos nos documentários Missão Cabul – Por Trás das Câmeras e Missão Ucrânia – Por Trás das Câmeras, reforça que o trabalho do repórter em situações como essa é ser ágil para aproveitar todas as oportunidades. "O tipo de limite que um jornalista tem que enfrentar é infinitamente insignificante se comparado àquele vivido pelas populações que estão ali na área", completa.

O documentário Missão Israel – Por Trás das Câmeras já está disponível na íntegra no PlayPlus.

Assista ao trailer

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.