Henrique Martins relembra final olímpica contra Michael Phelps em 2016: ‘O mundo parou para assistir’
Em entrevista ao site oficial, o ex-nadador também detalhou a experiência que viveu nas passarelas como modelo
Entrevistas|Gustavo Guerrero*, do site oficial

Atleta olímpico, Mister Brasil e ex-peão de A Fazenda! Henrique Martins está confirmado no palco do Acerte ou Caia! deste domingo (15) e promete mergulhar com tudo em busca do prêmio de até R$ 300 mil. Em entrevista ao site oficial, ele relembrou disputa com o nadador americano Michael Phelps, detalhou sua experiência nas passarelas como modelo e mostrou admiração por Tom Cavalcante.
Henrique revelou empolgação ao receber o convite e até admitiu treinos antes do game show: “Eu já estava acompanhando o programa há um tempo e achava bem divertido. Estava com bastante vontade de participar. Fiquei bem feliz quando recebi o convite e já bateu aquela adrenalina. Tive que dar uma treinada. Assisti a alguns episódios e tentava responder antes da pessoa”.
Acostumado com a pressão em competições, comparou o sentimento das piscinas com o palco do Acerte ou Caia!:
“Logo antes de nadar, a gente fica em uma salinha para definir a raia e a série de cada um chamada de balizamento. Lá o clima é terrível. É tensão pura. E eu senti que a galera também ficou tensa quando a direção começou a falar da dinâmica, sobre o que pode e o que não pode acontecer, a hora que vai cair, se tem vida ou não tem vida...”.
No bate-papo, o ex-nadador relembrou o tempo em que assistia Tom Cavalcante em programas humorísticos e se mostrou surpreso com o carinho e a simplicidade do apresentador.
“Foi sensacional! Eu sou muito fã. Me lembro de quando eu era bem novo assistindo ele com a minha família. E o Tom vem se reinventando. Cada ano que passa, ele consegue se manter relevante e engraçado de uma maneira ética, algo que eu acho um grande desafio para quem trabalha com humor. Ele tinha tudo para ser um cara mais fechado e inacessível, mas se mostrou muito aberto a conversar com a gente. Fiquei muito feliz de conhecê-lo”.
“Cada ano que passa, ele consegue se manter relevante e engraçado de uma maneira ética, algo que eu acho um grande desafio para quem trabalha com humor”
Ao ser questionado sobre quem gostaria de desafiar para uma futura disputa no game, respondeu: “Guga [Gustavo Kuerten]. Sou fã e sei que é um cara inteligente. Daria um bom jogo. Além dele, também desafiaria o César Cielo [ex-nadador]. Somos amigos, já treinamos muito tempo juntos. Seria bacana”.
Carreira na natação
Nascido em Campinas (SP), Henrique explica que começou na natação ainda criança e nunca cogitou seguir em outra profissão:
“Eu tinha uns oito, nove anos de idade. Com dez o que era aula virou treinamento. Fui para a minha primeira equipe competitiva e comecei a criar objetivos de vencer torneios estaduais e nacionais... Então com quinze para dezesseis anos comecei a me profissionalizar, e com dezessete assinei meu primeiro contrato. Depois disso eu pensei: ‘Esses caras estão me pagando pra fazer um negócio que eu amo e faria de graça’”.
Especialista no estilo borboleta e campeão mundial de piscina curta (25m) em 2014, ele ficou a 20 centésimos de disputar as Olimpíadas de Londres (Inglaterra) em 2012. Após mais quatro anos tentando, conseguiu se classificar e representou o Brasil nos jogos olímpicos em 2016, realizado no Rio de Janeiro.
“Foi o ápice do sonho! Após anos e anos, com muito foco, eu tive o privilégio de estar no auge da minha carreira disputando as Olimpíadas em casa. Pouquíssimos atletas têm esse privilégio. Quando aparecia qualquer bandeirinha do Brasil no telão o estádio inteiro começava a gritar. Foi sensacional“, afirmou.
“Pouquíssimos atletas têm esse privilégio. Quando aparecia qualquer bandeirinha do Brasil no telão o estádio inteiro começava a gritar. Foi sensacional“
Além da emoção, também compartilhou um momento marcante da competição que guarda na memória para o resto da vida:
“Eu estava na piscina com o Michael Phelps na última prova da vida dele. Além de despedida, era a final da última prova da natação. Lembro de todo mundo assistindo, inclusive o time de basquete dos Estados Unidos. O mundo parou para assistir. Foi um momento muito especial poder nadar e competir com ele no meio daquele público brasileiro, gritando e torcendo pra nós”.
Transição para modelo
Henrique se aposentou das piscinas em 2020 por causa da pandemia de covid-19 e decidiu se arriscar em outras áreas profissionais.
“Fui trabalhar, terminei de fazer a faculdade, só que faltava aquela adrenalina do esporte. Enquanto eu estava um pouco perdido, procurando o que fazer, surgiu esse convite bem despretensioso da minha cidade para representar Campinas no concurso de beleza de Mister São Paulo. Na hora eu dei risada e pensei que jamais fosse participar de uma coisa dessa, mas aí o pessoal da prefeitura me ligou, falou que o secretário do esporte indicou meu nome. Então eu topei, mesmo sem saber o que era direito”.
O modelo venceu o concurso e foi escolhido para representar o estado paulista no torneio nacional. Após ser eleito o Mister Brasil 2023, foi disputar o concurso internacional, na Polônia, mas acabou ficando em segundo lugar.
“Superou as minhas expectativas. Tive um desenvolvimento pessoal muito bom. Foi bem importante mostrar que a beleza vai além da estética e além da parte física. Tínhamos que entender a parte de conhecimentos gerais, tínhamos que se posicionar... Foi muito legal!”.
A Fazenda 15
Logo após desfilar por diferentes passarelas, Henrique encarou um novo desafio em sua vida ao participar de A Fazenda 15, em 2023.
“Foi uma mistura de curiosidade com potencial profissional. A vida é uma só, a gente tem que viver experiências diferentes. Estar na RECORD, com a Galisteu apresentando, junto com outras pessoas onde todo mundo tem uma história interessante”, explica sobre o motivo de ter entrado no reality rural.
Sexto eliminado com 5,64% dos votos, ele admite que errou no jogo e não combina com realities: “Eu joguei totalmente errado. É um jogo extremamente estratégico. Eu tenho uma personalidade mais tranquila e tinha uma cobrança muito grande para eu ser mais intenso, brigar mais, chamar mais atenção. Eu não me sentia confortável e sei que isso custa muito lá dentro”.
O ex-peão ainda citou os nomes do elenco com que ainda mantém amizade fora do cercado: “O Sander é alguém que eu encontrei bastante depois. Gosto muito da família dele. Também sou bem amigo do Radamés. Eu estava lá dando uma força para ele no Power Couple Brasil 2025. Além deles, mantenho a amizade com o Tonzão, Laranjinha (Darlan Cunha) e Shay".
Conselhos e planos
Encerrando o bate-papo, Henrique traçou objetivos e metas profissionais que ainda deseja realizar:
“Uma coisa que eu gostaria de desenvolver mais, caso surgissem oportunidades, é a parte de atuação. Eu acho que a arte da atuação, seja o teatro, audiovisual ou cinema, é extremamente relevante para o desenvolvimento pessoal, cultural, e social também”.
Por fim, deu um conselho aos jovens que desejam seguir carreira nas piscinas ou passarelas:
“Prática da excelência. A gente tem que fazer o melhor possível mesmo nas tarefas simples e pequenas. E elas, somadas ao longo do tempo, nos levam até a excelência. Não tem receita mágica, não é uma coisa que vai acontecer de um dia para o outro. Porém, se todo dia a gente se dedicar ao nosso objetivo, ouvindo quem está lá para nos fortalecer, isso vai nos levar mais perto aos nossos objetivos. A excelência é um hábito. Ela está nas pequenas tarefas do dia a dia”.
*Estagiário sob supervisão de Juliana Lambert
O Acerte ou Caia! é uma produção da Boxfish, com direção de David Feldon e direção Artística de Cesar Barreto, que vai ao ar nas tardes de domingo da RECORD.
Todas as edições do programa podem ser acessadas na íntegra no RecordPlus, a plataforma de streaming da emissora.
Michelle Barros, Renata Melão, Marcos Breda e grande elenco: conheça os famosos que duelam no Acerte ou Caia! deste domingo (15)
O Acerte ou Caia! invade a tarde da RECORD com a promessa de muita adrenalina e alegria neste domingo (15). Onze celebridades vão duelar em busca de um prêmio de até R$ 300 mil. Conheça agora esse timaço e prepare a torcida!
Arte/R7

























