Michelle Barros derruba todos os adversários no Acerte ou Caia! e revela por que não topou o Desafio Final: ‘Pragmática’
Em entrevista ao site oficial, a jornalista diz que fez uma conta rápida e achou melhor não arriscar; confira!
Entrevistas|Ana Damasio*, do site oficial

A jornalista, apresentadora, repórter, advogada e ex-peoa de A Fazenda 17, Michelle Barros, subiu ao palco do Acerte ou Caia! pela segunda vez, mas neste domingo (15) saiu vencedora do game show, levando para casa R$ 39 mil.
Líder absoluta do começo ao fim, Michelle derrubou Danubia Lauro, Diego Becker, Dona Delma, Guilherme Vilar, Henrique Martins, Livia Rafaelle, Maike Allan, Marcos Breda, Michelle Barros, Renata Melão e Tonho dos Couros.
Em entrevista ao site oficial, a jornalista pontuou as diferenças entre sua primeira participação, e a segunda, em que saiu campeã.
“Eu entendi melhor o jogo estando lá efetivamente, porque é diferente de quando você assiste em casa, a sensação de acertar, de resolver, de solucionar as questões que são apresentadas ali, ela é de que você consegue fazer aquilo com uma certa facilidade e tranquilidade. Lá, durante a gravação, no estúdio, é diferente. A gente tem luz, câmera, cronômetro, sons, a gente percebe de uma forma diferente. Então, eu entendi como funcionava melhor a dinâmica e se tornou um pouco mais fácil para mim”.
Com maior confiança, Michelle revela que desta vez não recorreu a nenhuma forma de estudo antes de ir ao estúdio do Acerte ou Caia!
“Dessa vez eu só fui, sem preparo nenhum. Na minha primeira participação, eu assisti a alguns programas anteriores, não chegou a ser um treino, mas eu vi para entender como funcionava a dinâmica. Ainda assim, foi um pouco diferente do que eu imaginava, porque a sensação no estúdio é outra. Agora, não me preparei com nada, não procurei assistir episódios antigos, só fui”.
Mas existe uma coisa que nunca muda para todos os veteranos no game show, e é a sensação de estar ao lado de uma das maiores figuras da televisão brasileira, Tom Cavalcante: “O Tom é um showman! Ele é um professor de arte, de humor, de televisão, então estar com ele em cena, ainda que seja em uma dinâmica, é de fato uma aula, um ensinamento constante. Ele consegue pegar uma reação e transformar aquilo com pinceladas de humor, com sacadas muito rápidas e inteligentes. Então é sempre um prazer dividir o palco com o Tom”.
Michelle teve a sorte de ser líder durante todo o programa, e mesmo derrubando todos seus adversários, ela recusou o Desafio Final.
Ela não recusou por medo, pelo contrário, Michelle usou a lógica ao seu favor e fez algo que nenhum outro participante do Acerte ou Caia! ousou fazer um cálculo.
“Eu fui super pragmática e fiz um cálculo na minha cabeça. Meu raciocínio foi: se meu tempo médio para responder às perguntas anteriores foi de 30 segundos, não seria possível resolver 10 questões em 2 minutos. Então eu fui extremamente pragmática nesse sentido, fiz uma conta e falei: ‘bom, acho que é melhor não arriscar’”.
Mudanças na Carreira
Em 2022, a comunicadora tomou o que seria uma das decisões mais difíceis de sua vida: depois de 12 anos trabalhando na mesma empresa, ela percebeu que se sentia limitada como profissional, e pediu para sair da emissora.
Ao contrário do que as pessoas pensam, essa ideia não surgiu repentinamente, foi algo pensado e maturado na cabeça de Michelle, ela teve que escolher entre a estabilidade do trabalho CLT e a liberdade de explorar outras áreas.
“Foi uma decisão muito pensada, mas não foi fácil, porque eu sou de uma geração que sonhava em entrar em uma empresa, traçar um plano de carreira e trabalhar no mesmo lugar até a aposentadoria, e eu rompi com isso a partir do momento em que decidi dar tchau para a estabilidade, porque eu estava me sentindo muito restrita. Eu sabia que tinha potencial para fazer outras coisas, e eu queria aprender outras coisas, o que não era possível na função que eu vinha desempenhando. E para mim foi extremamente disruptivo e transformador sair do CLT, apesar de perder essa estabilidade”.
No mesmo ano, a comunicadora realizou um desejo antigo: se formar em direito, o que, segundo ela, a tornou uma jornalista muito mais completa: “Eu sempre tive vontade de fazer direito, fiquei em dúvida entre jornalismo e direito na época em que fiz vestibular. Então sempre foi um desejo, e com os anos trabalhando com jornalismo, senti a necessidade de ter um conhecimento maior sobre as leis que regem o nosso país, porque em todo noticiário falamos sobre as implicações legais na vida das pessoas. E esse conhecimento do direito que a faculdade me proporcionou, amplificou o meu potencial jornalístico, então hoje eu falo de temas que antes ficava um pouco ressabiada de falar. Me tornei uma profissional muito mais completa depois de terminar minha graduação em direito”.
A Fazenda 17
Mesmo com o turbilhão de mudanças em sua carreira e vida pessoal, Michelle permitiu se desafiar, e aceitou um convite que mudaria tudo: participar de A Fazenda 17.
Todos que passaram pela sede do reality rural, entraram no programa com um propósito, talvez pelo prêmio, ou pela vontade de se autoconhecer, até mesmo com o objetivo de ganhar mais visibilidade. A comunicadora não fugiu disso e contou o que a levou topar essa experiência única:
“Meu objetivo foi me desafiar a fazer algo que anteriormente eu nunca faria, me permitir estar exposta para as pessoas. O público conhecia a Michelle jornalista, não me conheciam no pessoal. E é claro que, diante das circunstâncias do reality, onde existe uma série de restrições, onde você está convivendo com pessoas desconhecidas, minha personalidade sofreu algumas nuances, mas sinto que o público pode conhecer um pouco mais a Michelle”.
E afirmou, seu objetivo foi concluído com sucesso: “O reality tem uma audiência incrível, e estar lá me permitiu alcançar públicos que ainda não me conheciam, não assistiam aos jornais e não sabiam da minha existência”.
Em meio ao caos do confinamento, Michelle encontrou sua paz, o ator Shia Phoenix. Os dois começaram como amigos, e inesperadamente, se apaixonaram.
“Nem eu, e nem o Shia, esperávamos nos apaixonar. A gente entrou com muito foco no jogo e no que a gente pretendia entregar no reality. Ambos afirmaram e reafirmaram para as suas equipes e familiares que não iriam se envolver amorosamente no programa, mas acabou acontecendo. Eu fui surpreendida por uma pessoa que se mostrou muito dedicada, aberta e parceira, fiquei admirada com a estratégia dele, com o modo de pensar e agir, e isso conquistou meu coração. O Shia foi um grande presente que A Fazenda 17 me trouxe”.
“O Shia [Phoenix] foi um grande presente que A Fazenda 17 me trouxe”
Formar um casal dentro de um reality show é um movimento arriscado, Michelle sabia disso, e refletiu: “Eu pensei em como o público poderia estar encarando a nossa relação, e foi por isso que sempre mantive a clareza sobre aquilo. Falei abertamente, quando foi necessário falar, sobre os meus sentimentos, expus e vivi. Eu me permiti me expor e aceitei as consequências que poderiam acontecer, porque o que eu tive com o Shia existiu, era um fato, e eu não podia negar. Tive alguns momentos de receio, mas o que eu estava fazendo era verdadeiro, então resolvi seguir meu coração”.
Novos projetos e oportunidades
Não tem como negar que A Fazenda 17 ajudou a alavancar a carreira da jornalista, a visibilidade do programa abriu portas e trouxe oportunidades maravilhosas para Michelle, uma delas, foi a chance de apresentar o maior concurso de beleza do planeta, o Miss Universo. A comunicadora falou sobre a experiência:
“Foi excepcional! Porque eu tinha acabado de sair de A Fazenda 17, e estava com uma saudade danada de fazer transmissão ao vivo, que para mim, é a melhor coisa que tem em qualquer meio de comunicação. Eu nunca tinha feito nenhuma transmissão sobre o Miss Universo, que é um concurso que exige muito conhecimento na hora de apresentar, e com toda a loucura pós-reality, eu não tive tempo para estudar o tema a fundo, e nem de ensaiar antes da transmissão, mesmo assim o resultado saiu impecável! E é por isso que eu digo que a equipe da RECORD é fenomenal”.
Além de ser jornalista, advogada, repórter e apresentadora, agora Michelle é empresária, e promete lançar seu negócio em breve: “Estou tocando um projeto como empresária e em breve estarei lançando um negócio, então meu foco está nesse mundo empresarial”. Apesar disso, a vontade de estar em frente às câmeras é a mesma: “Ainda quero voltar para a televisão, é algo que faz parte de mim, sinto falta de estar na TV e sei que estou preparada para voltar”.
“Sinto falta de estar na TV e sei que estou preparada para voltar”
Destino do prêmio
A bolada ganha por Michelle já tem destino, e será gasta de forma responsável: “Ah, todo mundo tem boletos para pagar, né? Vou pagar algumas contas com o prêmio, e guardar se sobrar algum dinheiro”.
Se rolasse um terceiro convite para jogar o Acerte ou Caia!, e Michelle pudesse escolher alguém para enfrentar, ela escolheria as mesmas adversárias de sua primeira participação: “Gostaria de dizer o nome de algumas pessoas da própria RECORD, mas na minha primeira participação tive a chance de enfrentar um grupo de mulheres maravilhosas, como a Ana Hickmann, Mariana Godoy, Renata Alves, Paloma Tocci e outras mulheres muito inteligentes. Foi maravilhoso e eu enfrentaria todas de novo”.
*Estagiária sob supervisão de Juliana Lambert.
O Acerte ou Caia! é uma produção da Boxfish, com direção de David Feldon e direção Artística de Cesar Barreto, que vai ao ar nas tardes de domingo da RECORD.
Todas as edições do programa podem ser acessadas na íntegra no RecordPlus, a plataforma de streaming da emissora.
Veja também! Relembre a trajetória de Michelle Barros em A Fazenda!
O jogo chegou ao fim para Michelle Barros em A Fazenda 17! A jornalista teve uma jornada pacífica e sem muitas pautas no programa, mas viveu altos, baixos e surpresas. Na sede, ela dividiu comidas e multiplicou o amor. Relembre a passagem da ex-peoa!




























