Logo R7.com
RecordPlus

Tonho dos Couros sonha dar destino nobre a prêmio do Acerte ou Caia!: ‘Se eu ganhar, vou doar 100%’

Em entrevista ao site oficial, o humorista relembrou momentos importantes da carreira ao lado de Tom Cavalcante e Gugu Liberato

Entrevistas|Allef Fonseca*, do site oficial

  • Google News
Tonho dos Couros participa do Acerte ou Caia! deste domingo (15) Reprodução/Instagram

‘Acunha, menino!’ Um dos humoristas mais queridos do Nordeste, Rossini Macedo, conhecido como Tonho dos Couros, está de volta à tela da RECORD. Ele chega com tudo ao Acerte ou Caia! e promete muita risada e tiradas certeiras neste domingo (15), a partir das 15h30.

Em entrevista ao site oficial, o comediante falou sobre a experiência de encarar o palco do game show e o reencontro com o apresentador Tom Cavalcante.


“Realmente, fazer o Acerte ou Caia! foi um desafio grande, mas, ao mesmo tempo, muito divertido. Reencontrar o Tom Cavalcante no palco da RECORD foi muito bacana, porque eu comecei a minha trajetória na TV com ele. A gente tem uma sintonia legal. Foi especial reencontrá-lo, ver o sucesso do programa e ainda ter o gostinho de participar. Contei muitas histórias, todo mundo deu muita risada e tenho certeza de que esse encontro vai acontecer muitas vezes”.

Mesmo tendo intimidade com palco e plateia, Tonho admite que o cronômetro do game show impõe pressão até aos mais experientes. Segundo ele, o nervosismo pesa, mas não o impediu de entrar no jogo sem preparação prévia, confiando apenas no próprio repertório.


“A questão do tempo acho que é o que mais pesa. Você está ali sob pressão para responder uma pergunta que, às vezes, é muito fácil. A palavra está na mente, mas não sai na hora. Eu não me preparei para o programa. Fui com o conhecimento que já tenho, com tudo o que eu leio, estudo e faço na minha vida todos os dias como humorista e palestrante. Eu pesquiso muito, estudo, estou sempre antenado, sempre escrevendo. Mas, mesmo assim, você pode estudar o quanto quiser: não é fácil. O programa é muito difícil”.

“A questão do tempo acho que é o que mais pesa. Você está ali sob pressão para responder uma pergunta que, às vezes, é muito fácil. A palavra está na mente, mas não sai na hora”

(Tonho dos Couros)

Animado com a participação, o humorista revelou que já pensa em um possível retorno ao Acerte ou Caia!, dessa vez ao lado de antigos companheiros de palco, em um encontro que promete muita nostalgia e gargalhadas.


“Participei com vários famosos nesse episódio, mas, se fosse para voltar, eu gostaria que fosse em um especial só com humoristas. Seria muito divertido enfrentar colegas e grandes amigos como Pedro Manso, Aloísio, Rossicléia, a turma da época do Show do Tom. Tenho certeza de que seria muito engraçado.”

Origem e carreira

Natural de Picuí, no interior da Paraíba, Rossini conta que desde criança já tinha um jeito ‘gaiato’, divertindo familiares e amigos. Por conta das dificuldades financeiras, precisou interromper o sonho de viver do humor, mas retomou a carreira anos depois e hoje soma quase três décadas de estrada.


“Faço humor desde criança, muito por causa da poesia de cordel. Eu lia os textos de um poeta da minha cidade, o Antonio Henriques Neto. Aprendi a ler com a literatura dele e me apaixonei. Comecei a fazer humor, mas aos 15 anos precisei parar para trabalhar e ajudar minha mãe. Só depois dos 30 resolvi levar a carreira a sério, e hoje já são quase 30 anos de profissão. Nesse intervalo, fui até empresário e cheguei a ter 60 funcionários”.

Com um personagem marcante, Tonho dos Couros conquistou o público de todo o Brasil. Chapéu de cangaceiro, sotaque carregado e piadas afiadas fazem parte da construção inspirada em referências culturais e afetivas do próprio humorista.

“Na minha época, para fazer humor, você precisava ter uma cara engraçada, e eu não tenho. Então precisei criar um personagem. Me inspirei no poeta Antonio Henriques Neto, que tinha o apelido de Tonho dos Couros, e não gostava nada. Me caracterizei como nordestino, coloquei o chapéu que Lampião e Luiz Gonzaga usavam, em homenagem a essas figuras icônicas. O apelido que ele não gostava acabou virando algo amado”.

Vencedor do 1º Festival de Piadas do Show do Tom, em 2004, e do Troféu de Melhor Humorista do Ano, em 2005, Tonho consolidou seu espaço na televisão. Atuou ao lado de Tom Cavalcante e do saudoso Gugu Liberato (1959 - 2019), na Escolinha do Gugu, e guarda lembranças especiais dos bastidores.

“Foram nove anos participando: seis anos no Show do Tom e três anos na Escolinha com o Gugu. As lembranças mais fortes são dos bastidores, das conversas nos camarins da RECORD. Isso criou muitas amizades. Graças a Deus, sou amigo de todos com quem tive a oportunidade de trabalhar. Fico muito feliz de ter convivido com ídolos que eu via na TV e, de repente, me tornei amigo desses caras.”

Tonho dos Couros e Antonio Henriques Neto, inspiração para o seu personagem Reprodução/YouTube

Apesar de ter convivido com grandes nomes do humor brasileiro, Tonho destaca que sua principal referência sempre esteve na literatura popular nordestina.

“Tive a chance de conviver com humoristas maravilhosos, como José Vasconcelos, Costinha e Chico Anysio, que me inspiraram muito. Mas minha maior referência mesmo sempre foi a poesia do cordel, que me acompanha desde criança, antes mesmo da televisão.”

Grande prêmio e destino nobre

Com a chance de faturar até R$ 300 mil no Acerte ou Caia!, Tonho revela que o prêmio já teria destino certo, e muito solidário: “Se eu ganhar, já sei o que fazer com o dinheiro. Vou doar 100% do prêmio. Parte iria para a pousada de idosos da minha cidade, em Picuí, na Paraíba, e a outra parte para uma entidade que cuida de crianças vítimas de violência doméstica.”

Será que ele vai vencer o grande prêmio? Não perca o game show deste domingo!

*Estagiário sob supervisão de Juliana Lambert

O Acerte ou Caia! é uma produção da Boxfish, com direção de David Feldon e direção Artística de Cesar Barreto, que vai ao ar nas tardes de domingo da RECORD.

Todas as edições do programa podem ser acessadas na íntegra no RecordPlus, a plataforma de streaming da emissora.

Michelle Barros, Renata Melão, Marcos Breda e grande elenco: conheça os famosos que duelam no Acerte ou Caia! deste domingo (15)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.