Tonho dos Couros sonha dar destino nobre a prêmio do Acerte ou Caia!: ‘Se eu ganhar, vou doar 100%’
Em entrevista ao site oficial, o humorista relembrou momentos importantes da carreira ao lado de Tom Cavalcante e Gugu Liberato
Entrevistas|Allef Fonseca*, do site oficial

‘Acunha, menino!’ Um dos humoristas mais queridos do Nordeste, Rossini Macedo, conhecido como Tonho dos Couros, está de volta à tela da RECORD. Ele chega com tudo ao Acerte ou Caia! e promete muita risada e tiradas certeiras neste domingo (15), a partir das 15h30.
Em entrevista ao site oficial, o comediante falou sobre a experiência de encarar o palco do game show e o reencontro com o apresentador Tom Cavalcante.
“Realmente, fazer o Acerte ou Caia! foi um desafio grande, mas, ao mesmo tempo, muito divertido. Reencontrar o Tom Cavalcante no palco da RECORD foi muito bacana, porque eu comecei a minha trajetória na TV com ele. A gente tem uma sintonia legal. Foi especial reencontrá-lo, ver o sucesso do programa e ainda ter o gostinho de participar. Contei muitas histórias, todo mundo deu muita risada e tenho certeza de que esse encontro vai acontecer muitas vezes”.
Mesmo tendo intimidade com palco e plateia, Tonho admite que o cronômetro do game show impõe pressão até aos mais experientes. Segundo ele, o nervosismo pesa, mas não o impediu de entrar no jogo sem preparação prévia, confiando apenas no próprio repertório.
“A questão do tempo acho que é o que mais pesa. Você está ali sob pressão para responder uma pergunta que, às vezes, é muito fácil. A palavra está na mente, mas não sai na hora. Eu não me preparei para o programa. Fui com o conhecimento que já tenho, com tudo o que eu leio, estudo e faço na minha vida todos os dias como humorista e palestrante. Eu pesquiso muito, estudo, estou sempre antenado, sempre escrevendo. Mas, mesmo assim, você pode estudar o quanto quiser: não é fácil. O programa é muito difícil”.
“A questão do tempo acho que é o que mais pesa. Você está ali sob pressão para responder uma pergunta que, às vezes, é muito fácil. A palavra está na mente, mas não sai na hora”
Animado com a participação, o humorista revelou que já pensa em um possível retorno ao Acerte ou Caia!, dessa vez ao lado de antigos companheiros de palco, em um encontro que promete muita nostalgia e gargalhadas.
“Participei com vários famosos nesse episódio, mas, se fosse para voltar, eu gostaria que fosse em um especial só com humoristas. Seria muito divertido enfrentar colegas e grandes amigos como Pedro Manso, Aloísio, Rossicléia, a turma da época do Show do Tom. Tenho certeza de que seria muito engraçado.”
Origem e carreira
Natural de Picuí, no interior da Paraíba, Rossini conta que desde criança já tinha um jeito ‘gaiato’, divertindo familiares e amigos. Por conta das dificuldades financeiras, precisou interromper o sonho de viver do humor, mas retomou a carreira anos depois e hoje soma quase três décadas de estrada.
“Faço humor desde criança, muito por causa da poesia de cordel. Eu lia os textos de um poeta da minha cidade, o Antonio Henriques Neto. Aprendi a ler com a literatura dele e me apaixonei. Comecei a fazer humor, mas aos 15 anos precisei parar para trabalhar e ajudar minha mãe. Só depois dos 30 resolvi levar a carreira a sério, e hoje já são quase 30 anos de profissão. Nesse intervalo, fui até empresário e cheguei a ter 60 funcionários”.
Com um personagem marcante, Tonho dos Couros conquistou o público de todo o Brasil. Chapéu de cangaceiro, sotaque carregado e piadas afiadas fazem parte da construção inspirada em referências culturais e afetivas do próprio humorista.
“Na minha época, para fazer humor, você precisava ter uma cara engraçada, e eu não tenho. Então precisei criar um personagem. Me inspirei no poeta Antonio Henriques Neto, que tinha o apelido de Tonho dos Couros, e não gostava nada. Me caracterizei como nordestino, coloquei o chapéu que Lampião e Luiz Gonzaga usavam, em homenagem a essas figuras icônicas. O apelido que ele não gostava acabou virando algo amado”.
Vencedor do 1º Festival de Piadas do Show do Tom, em 2004, e do Troféu de Melhor Humorista do Ano, em 2005, Tonho consolidou seu espaço na televisão. Atuou ao lado de Tom Cavalcante e do saudoso Gugu Liberato (1959 - 2019), na Escolinha do Gugu, e guarda lembranças especiais dos bastidores.
“Foram nove anos participando: seis anos no Show do Tom e três anos na Escolinha com o Gugu. As lembranças mais fortes são dos bastidores, das conversas nos camarins da RECORD. Isso criou muitas amizades. Graças a Deus, sou amigo de todos com quem tive a oportunidade de trabalhar. Fico muito feliz de ter convivido com ídolos que eu via na TV e, de repente, me tornei amigo desses caras.”

Apesar de ter convivido com grandes nomes do humor brasileiro, Tonho destaca que sua principal referência sempre esteve na literatura popular nordestina.
“Tive a chance de conviver com humoristas maravilhosos, como José Vasconcelos, Costinha e Chico Anysio, que me inspiraram muito. Mas minha maior referência mesmo sempre foi a poesia do cordel, que me acompanha desde criança, antes mesmo da televisão.”
Grande prêmio e destino nobre
Com a chance de faturar até R$ 300 mil no Acerte ou Caia!, Tonho revela que o prêmio já teria destino certo, e muito solidário: “Se eu ganhar, já sei o que fazer com o dinheiro. Vou doar 100% do prêmio. Parte iria para a pousada de idosos da minha cidade, em Picuí, na Paraíba, e a outra parte para uma entidade que cuida de crianças vítimas de violência doméstica.”
Será que ele vai vencer o grande prêmio? Não perca o game show deste domingo!
*Estagiário sob supervisão de Juliana Lambert
O Acerte ou Caia! é uma produção da Boxfish, com direção de David Feldon e direção Artística de Cesar Barreto, que vai ao ar nas tardes de domingo da RECORD.
Todas as edições do programa podem ser acessadas na íntegra no RecordPlus, a plataforma de streaming da emissora.
Michelle Barros, Renata Melão, Marcos Breda e grande elenco: conheça os famosos que duelam no Acerte ou Caia! deste domingo (15)
O Acerte ou Caia! invade a tarde da RECORD com a promessa de muita adrenalina e alegria neste domingo (15). Onze celebridades vão duelar em busca de um prêmio de até R$ 300 mil. Conheça agora esse timaço e prepare a torcida!
Arte/R7

























