Logo R7.com
RecordPlus
Balanço Geral Manhã

Bebê que nasceu com pé torto espera há nove meses por uma simples tala

Pais temem que a criança fique com danos definitivos se a assistência demorar ainda mais

Balanço Geral Manhã|Do R7

  • Google News

Uma família em São Paulo enfrenta dificuldades para obter tratamento adequado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) Yuri, que nasceu há nove meses com uma deformidade conhecida como pé torto congênito. Desde abril de 2025, quando a criança veio ao mundo, os pais aguardam pela aplicação de uma tala corretiva essencial para evitar complicações futuras e possíveis cirurgias.


Yuri foi diagnosticado com a condição logo após o nascimento. A mãe do menino relatou alívio ao saber que um simples gesso poderia corrigir o problema. No entanto, apesar da urgência do caso e da simplicidade relativa do tratamento inicial — que consiste na colocação de talas — eles enfrentam uma longa espera no sistema público. Após conseguir apenas uma consulta com um ortopedista em dezembro de 2025 e descobrir que havia mais de cinco mil pessoas à frente na fila do SUS, a família tentou buscar alternativas particulares sem sucesso devido aos altos custos envolvidos.


A situação é preocupante porque quanto mais cedo o tratamento for iniciado após o nascimento, melhores são as chances de correção eficaz sem necessidade cirúrgica. O atraso pode resultar em consequências nocivas durante toda a vida da criança.


O casal apela às autoridades por assistência imediata antes que seja necessário recorrer a procedimentos invasivos mais complexos. Em resposta à demanda crescente por soluções rápidas e eficientes dentro do sistema público de saúde brasileiro, especialmente casos considerados simples mas críticos como este.


A Secretaria Municipal de Saúde informou ter agendado nova consulta para Yuri no dia 29 deste mês e afirmou acompanhar regularmente sua situação através das unidades básicas locais.




O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.