Logo R7.com
RecordPlus
Balanço Geral Manhã

Fim da obrigatoriedade de autoescolas divide opiniões pelas ruas de São Paulo

Proposta visa reduzir custos e permitir escolha de preparação para provas

Balanço Geral Manhã|Do R7

  • Google News

O governo federal está propondo uma mudança significativa nas regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que pode eliminar a obrigatoriedade das aulas em autoescolas. A ideia é permitir que os candidatos escolham como se preparar para as provas teóricas e práticas, o que promete reduzir os custos do processo em até 80%. Atualmente, tirar a CNH no Brasil custa mais de R$ 3.000 em média.


A proposta já está disponível para consulta pública online e tem gerado debates acalorados entre diferentes setores da sociedade. Enquanto alguns veem a medida como uma oportunidade de tornar o acesso à habilitação mais acessível financeiramente — especialmente considerando que as taxas das autoescolas podem chegar a R$ 2.400 — outros alertam sobre possíveis riscos à segurança no trânsito devido à formação menos regulamentada dos novos motoristas.


Instrutores de Centros de Formação de Condutores (CFCs) expressaram preocupações quanto ao suporte oferecido pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) frente às exigências atuais. Além disso, destacam o desafio financeiro e burocrático envolvido na abertura e manutenção dessas instituições.


Nas ruas de São Paulo, opiniões divergem: enquanto algumas pessoas apoiam a liberdade individual na escolha do método preparatório com instrutores autônomos ou centros alternativos confiáveis; outras acreditam que tal flexibilização poderia comprometer ainda mais um trânsito já considerado perigoso por muitos.


A discussão continua aberta até o fim do mês através da consulta pública. O objetivo é encontrar um equilíbrio entre redução dos custos e simplificação do processo sem comprometer a segurança viária nem afetar negativamente aqueles cuja subsistência depende das autoescolas.




O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.