Logo R7.com
RecordPlus
Balanço Geral

Caso Benício: médica que receitou adrenalina já tinha histórico de erros em prescrições

Pelos menos três testemunhas disseram em depoimento que Juliana Brasil tentou adulterar o prontuário médico para omitir o erro

Balanço Geral|Do R7

  • Google News

Segundo depoimentos, a médica Juliana Brasil, que receitou adrenalina intravenosa ao menino Benício, era conhecida no hospital por errar nas prescrições. A técnica de enfermagem Raiza Bentes, que aplicou a medicação, disse que a médica prescreveu 9 mg de adrenalina na veia, três a cada 30 minutos. Ao ver que Benício estava passando mal e ficando amarelado, Juliana ainda teria perguntado se ele estava comendo muita cenoura.


Benício Xavier, de 6 anos, foi submetido a três broncoaspirações sem sucesso e morreu depois de seis paradas cardiorrespiratórias. Juliana Brasil mandou mensagem para o médico coordenador de pediatria do Hospital Santa Júlia, em Manaus (AM) afirmando que errou a prescrição. A defesa disse que as conversas foram resultado do calor da emoção, que ela nega ter errado na prescrição e que ocorreu um erro no sistema, alterando a receita sem ela perceber.


Em depoimento, um enfermeiro disse que, assim que o menino piorou, a médica pediu para mãe de Benício escrever uma carta dizendo que ela orientou a fazer a medicação por nebulização, não intravenosa. Já a técnica de enfermagem disse que pediu ajuda aos colegas, mas que eles se negaram.


Pelos menos três testemunhas disseram em depoimento que Juliana tentou adulterar o prontuário médico para omitir o erro. Uma enfermeira e uma técnica guardaram a prescrição nos jalecos e entregaram a prova para um supervisor posteriormente. Juliana Brasil e Raiza Bentes respondem ao inquérito em liberdade. A médica teve o habeas corpus concedido, já o da técnica foi negado.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.