Logo R7.com
RecordPlus
Balanço Geral

Motoristas abrem porta-malas para driblar rodízio em SP e colocam segurança em risco

A prática foi capturada por uma motorista na avenida Paulista e está se tornando mais comum na cidade

Balanço Geral|Do R7

  • Google News

Um esquema inusitado e perigoso tem sido flagrado nas ruas de São Paulo: motoristas estão dirigindo com o porta-malas dos carros abertos para burlar as câmeras que registram infrações ao rodízio municipal. A prática foi capturada por uma motorista na avenida Paulista e está se tornando mais comum na cidade.


O flagrante ocorreu quando um motociclista alertou o motorista sobre a tampa aberta do porta-malas. O condutor respondeu que era intencional para escapar das câmeras durante os dias de restrição do rodízio. Essa tática visa impedir que as placas traseiras sejam fotografadas pelos radares.


Dirigir dessa forma é considerado uma infração leve no Código Brasileiro de Trânsito, mas traz sérios riscos à segurança pública. Além da possibilidade de objetos caírem do veículo e comprometerem a visibilidade e estabilidade do carro, há também maior risco em caso de colisões traseiras.


O sistema de rodízio foi implementado há 28 anos em São Paulo para reduzir congestionamentos nos horários críticos e diminuir a poluição atmosférica. Motoristas flagrados desrespeitando essa regra recebem quatro pontos na carteira e multa no valor atual de R$ 130.


Além da abertura dos porta-malas, outras práticas ilegais têm sido adotadas por alguns motoristas paulistanos para driblar o sistema. Entre elas estão adulterações nas placas usando fita adesiva ou adesivos refletivos que ofuscam os radares à noite. Tais ações podem resultar em acusações criminais graves como estelionato ou adulteração identificadora.




O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.