Logo R7.com
RecordPlus
Balanço Geral

Nova tecnologia com IA vai multar motoristas que usarem celular ao volante

Sistema ainda está em fase de testes, mas já registrou mais de 5 mil infrações

Balanço Geral|Do R7

  • Google News

O Rodoanel está testando uma nova tecnologia com câmeras equipadas com inteligência artificial (IA) para flagrar motoristas que usam o celular ao volante ou não colocam o cinto de segurança. No primeiro mês de testes, mais de 5 mil infrações foram registradas. Atualmente, não há aplicação de multas, mas a expectativa é que isso ocorra a partir de julho.


A tecnologia busca promover a segurança nas estradas, incentivando a mudança de comportamento dos motoristas pela fiscalização automatizada. As imagens já ajudam a Polícia Militar Rodoviária a identificar comportamentos de risco e preparar um sistema para futuras penalizações.


E as distrações ao volante não são novidade: uma pesquisa revelou que 97% dos motoristas admitem distrações, incluindo envio de mensagens no trajeto. O Brasil registra 30 infrações por hora ligadas ao uso do celular.


Com a implementação da tecnologia, espera-se reduzir significativamente os acidentes causados por distração ou negligência.




No RecordPlus, tem mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.