"Estudo nunca é demais", diz Gui Cruz para jovens talentos
Sambista fala sobre a experiência de ser jurado no Canta Comigo Teen e o que o público pode esperar na reta final
Entrevistas|Juliana Lambert, do site oficial
Representante do samba no painel de especialistas do Canta Comigo Teen 2, Gui Cruz é só alegria. Além de voltar aos ensaios que foram suspensos por quase dois anos na escola Mocidade Unida da Mooca (SP), ele está radiante com a oportunidade de descobrir novos talentos no reality musical da Record TV em mais uma temporada.
“É uma das maiores realizações da minha vida, sempre digo que é um sonho de criança e os meus sonhos eram um pouco diferentes dos meninos da minha escola, eu sonhava em ser compositor e intérprete de samba-enredo. Eu nasci e fui criado no mundo do Carnaval e sonhava com isso. Hoje, estar no painel [do Canta Comigo Teen] e representar o samba é um lance que não tem explicação, só tenho a agradecer”, diz.
Para Gui, avaliar jovens talentos é algo especial: “Eles já chegam no palco ensinando para a gente tanta coisa, uma ternura, pureza e brilho no olhar de quem tem um sonho. É aquele mesmo brilho que me trouxe até aqui e não me fez desistir de viver de música”.
Conselhos do jurado
Com a experiência de quem precisa levantar um sambódromo, Gui Cruz diz que o caminho é estudar e cuidar da voz: “Estudo nunca é demais, para aperfeiçoar a parte técnica e construir uma carreira gigante. Tenha boas referências como base, não é para copiar, mas para criar o estilo próprio. Quando vou cantar, também tenho cuidados com a voz, descanso bastante e evito alimentos gordurosos. Sempre que posso, faço inalação e exercícios com a minha fonoaudióloga”, diz.
Reta final
O especialista alerta que o Canta Comigo Teen vai mostrar por que é o melhor programa musical da TV brasileira nesta reta final. “Vai trazer muita emoção e surpresas. Eu adoro ser surpreendido e esse programa deixa a gente com boca aberta”, conta.
Gui acredita que é mais difícil julgar jovens talentos do que adultos: “Tem que ter mais cuidado e carinho para se dirigir e dar toques construtivos, que não arranhem o sonho que estão vivendo e possam enxergar coisas lá na frente”, explica.
Ele reforça que a balança entre razão e emoção é necessária para o reality, mas também muito difícil: “Quando se trata de criança é complicado, sou muito emotivo”, completa.
Parceiros da vida
E se quem está em casa fica impressionado com a troca de energia entre os jurados, Gui diz que fazer parte do painel é surreal. “São estilos muito diferentes, mas que se conectam pelo poder da música. É isso que faz com que a gente se emocione, se divirta e tire uma onda juntos, são coisas que só a música tem o poder de fazer. O sucesso do programa está muito alinhado com a energia do painel e eu sou muito grato por poder fazer parte disso e no meio de tanta gente que eu sempre fui muito fã e se tornou amiga e parceira, que levo para a minha vida”.
O Canta Comigo Teen 2 vai ao ar todo domingo, a partir das 18 horas, na tela da Record TV.