Marcinho VP, Fernandinho Beira-Mar e Abelha: operação mira cúpula do CV por roubo de veículos
A Polícia Civil aplicou a teoria que responsabiliza não somente quem cometeu o crime, mas também os chefes das facções que ordenam as ações
Cidade Alerta RJ|Do R7
Marcinho VP, Fernandinho Beira-Mar e Abelha foram alvos da operação da Polícia Civil que mirou integrantes da cúpula do Comando Vermelho no Rio de Janeiro. A ação tinha como objetivo cumprir 20 mandados de prisão — a maioria em presídios onde estão os líderes da organização criminosa.
A ação ocorreu após a polícia monitorar a rota de fuga de carros roubados levados para comunidades do Rio. Na operação, os investigadores aplicaram a "Teoria do Domínio Final do Fato", responsabilizando tanto os executores dos crimes quanto os chefes da facção.
"A Teoria do Domínio Final do Fato permite que a gente amplie o conceito de autor para não só aqueles indivíduos que executam diretamente ação criminosa. No caso o roubo de veículo, por exemplo, não só o roubador direto do carro, mas também aqueles indivíduos que deram a voz de comando e que têm o domínio efetivamente quanto à continuidade ou não dessa ação criminosa, eles que têm o poder de mando", disse o delegado Sandro Caldeira.
Últimas



