Artista reforma muro em homenagem a Isabella Nardoni
Grafiteiro se junta a um amigo para refazer lembrança da menina, assassinada há 15 anos
Cidade Alerta|Giovana Sobral, do site oficial
Mais de uma década depois da morte de Isabella de Oliveira Nardoni, o caso volta à tona. Todos os anos, a população e a imprensa relembram o crime, como uma maneira de recapitular tudo o que aconteceu, para que nunca se repita.
Depois de sete anos do caso, a fachada próxima à casa de Luiz Felipe Dardé, de 37 anos, recebeu uma arte em homenagem a Isabella. "Eu queria fazer algo no muro por conta das pichações, então, convidei um amigo e contei que era na frente do edifício London. Na hora, ele quis fazer uma homenagem para a Isabella", conta Luiz Felipe.
O grafiteiro Ricardo Xavier de Souza, o Ricardo Capim, de 47 anos, diz que, ao receber o convite do amigo para pintar o muro e descobrir que o local é próximo de onde tudo aconteceu, não pensou duas vezes: "Quis fazer o nome dela justamente para o caso não cair no esquecimento".
O artista trabalha no ramo há 27 anos e havia ajudado o amigo a homenagear o pai, já falecido. Luiz Felipe diz que o homem pintava por lazer, então, Capim viu as tintas e um quadro em branco na casa dele e teve a ideia de honrá-lo. “Contei a ele tudo o que meu pai gostava, então, ele pintou algo relacionado ao mar. Ele [Ricardo] é super sério enquanto trabalha, uma pessoa muito talentosa”, compartilha Luiz Felipe.
Apesar de a dupla não ter tido nenhum contato com a família de Isabella, Luiz Felipe diz que a homenagem serve como um tipo de conforto: “Quero que quando as pessoas passem por aqui fiquem felizes ao ver que o grafite exibe uma mensagem de paz e amor, algo meigo como a menina. Espero que esse trabalho traga luz para ela e para quem o vê”.
Mais que apenas uma arte em homenagem à Isabella, Capim colocou sentimento no próprio trabalho para transformá-lo em algo ainda mais significativo, afinal, o nome da filha dele também é Isabella. “Além de ser uma lembrança, simples, mas de coração, as pessoas têm que se lembrar dela”, finaliza o artista.