Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Domingo Espetacular
Publicidade

Casal venezuelano sonha fugir da fome e da miséria com uma vida nova no Brasil

Mesmo sem emprego fixo, Baldino Centeno garante que está mais feliz longe da ditadura de Maduro

Domingo Espetacular|Por Fábio Menegatti

Eu sou o Fábio Menegatti, repórter especial da Record TV e recebi mais uma missão na minha carreira. Vou mostrar a crise e a situação da pobreza na Venezuela, a travessia de tanta gente que vem para o Brasil buscar o mínimo para sobreviver.

Não é uma viagem das mais fáceis. Vencida a primeira perna de São Paulo a Brasília, tem a segunda que nos leva até Boa Vista. Mas é esta que eu mais esperava, foram quase três horas e meia de voo.

É minha primeira vez em Roraima, faltava o estado mais ao norte do Brasil na lista dos 23 que já fiz reportagem nesse país tão vasto.

Vim aqui por um assunto que parece não se esgotar, o drama dos venezuelanos. Sim, ele ainda persiste e é grave. Nossa produção tem informações de que centenas ainda entram por dia no Brasil via Pacaraima. Quero ver isso de perto.

Publicidade

Eles não vêm por acaso. Fogem da fome, da miséria, de perseguições políticas do ditador Maduro.

Na jornada, deixam para trás praticamente tudo, só não a esperança de se reconstruírem como indivíduos, como famílias, como cidadãos e, claro, ter a chance de recuperar o país de origem que há anos está preso nas mãos de um único grupo. Hoje, cerca de 500 venezuelanos chegam todos os dias na fronteira.

Publicidade

E já no primeiro dia, eu encontrei um casal de Venezuelanos. Eles estão no Brasil há cinco anos. O Baldino Centeno trocou a vida no campo na Venezuela pelo Brasil. Indígena de 40 anos, veio sozinho em 2017 e depois trouxe a mulher. Aqui está com os filhos num abrigo que dá morada a mil indígenas.

Ele ainda vive de bicos, não tem trabalho formal. Mas garante que a vida aqui é melhor do que a de lá.

Publicidade

Confira a entrevista com o casal de venezuelanos:

São essas histórias que quero dividir com você aqui no R7.com. Acompanhe com gente entrevistas emocionantes. Vou contar para vocês nos próximos dias tudo que vi e ouvi por aqui. Te espero aqui no portalR7.com.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.