Domingo Espetacular mostra a história do menino gigante de Goiás
Sérgio Gabriel Ribeiro Gomes tem apenas dez anos de idade e já mede 1,97m de altura
Domingo Espetacular|Do R7
O Domingo Espetacular mostrou neste domingo a história de Sérgio Gabriel Ribeiro Gomes, um garoto de dez anos que sofre de uma doença rara. Sérgio, que vive na cidade de Novo Gama, em Goiás, tem 1,97m de altura. Ele sofre de gigantismo.
É uma doença rara, causada por um tumor benigno na hipófise, uma glândula do cérebro. É a hipófise que produz o hormônio do crescimento, conhecido como “gh”. Por causa do tumor, as células que produzem a substância se multiplicam desordenadamente, provocando um excesso na produção do hormônio.
Sérgio nasceu com tamanho normal, mas antes de completar um ano de idade, já chamava a atenção. Aos cinco, sua altura começou a preocupar a família.
Apesar da gravidade do problema, a mãe diz que não consegue seguir o tratamento. Ela alega problemas de saúde e dificuldades para levar o menino ao médico.
Agora, Sérgio começou um tratamento com uma endocrinologista que é especialista em gigantismo. Nos últimos cinco anos, o tumor na cabeça de Sérgio praticamente dobrou de tamanho. Passou de três para quase seis centímetros e já atingiu outras partes do cérebro.
O gigantismo costuma ter cura. Na maioria dos casos, os médicos conseguem retirar o tumor, e com isso o paciente para de crescer. No caso de Sérgio, o tumor está tão enraizado no cérebro que o tratamento exige mais que a cirurgia. Seria preciso também controlar o crescimento com remédios.















