Exclusivo: Cabrini entrevista mãe que denunciou piloto acusado de abusar de crianças e adolescentes
O Domingo Espetacular deste final de semana (15) traz detalhes decisivos e expõe bastidores até agora desconhecidos do caso
Domingo Espetacular|Do R7

O Domingo Espetacular exibe neste domingo (15) uma edição especial de A Grande Reportagem, uma investigação exclusiva de Roberto Cabrini sobre o caso o piloto Sérgio Antônio Lopes, de 62 anos, apontado como responsável por abusar sexualmente de crianças e adolescentes.
O jornalista entrevista a mulher que fez a denúncia que deflagrou a investigação. Um depoimento inédito que revela detalhes decisivos e expõe bastidores até agora desconhecidos do caso.
Mãe de uma das vítimas, ela começou a reunir provas por conta própria por meses, uma ação que resultou na denúncia formal e desencadeou a operação “Apertem os Cintos”, da Polícia Civil de São Paulo.
Com as evidências entregues por ela, o órgão passou a investigar, em outubro de 2025, o esquema que culminou com a prisão de Lopes, na segunda-feira (9), dentro de um avião, no Aeroporto de Congonhas, no momento em que estava prestes a decolar para o Rio de Janeiro.
Na entrevista, a mãe conta a Cabrini alguns dos fatos que mais a chocaram na investigação, como usar meninas abusadas para aliciar a filha dela. “Infiltrar as crianças dentro da minha casa. Isso foi o que mais me impressionou. Foi colocar crianças que são vítimas, que já eram vítimas dele, para pegar mais crianças, para ele machucar”.
Ela também fala das ameaças que o piloto fazia: “Ele coagia as crianças, falando para não contar, ele ameaçava que, se contassem para os pais, mataria os pais, machucaria as irmãs”.
Cabrini mostra todos os detalhes desta investigação e como Lopes aliciava as vítimas. Na reportagem, ele também destaca o papel de outras pessoas envolvidas no esquema.
Algumas já foram detidas durante a operação policial, como Denise Moreno, avó de três das vítimas, que teve prisão temporária decretada, suspeita de permitir e facilitar o acesso das netas ao piloto. A mãe de outra adolescente, Simone da Silva, foi presa em flagrante após a polícia encontrar no celular dela vídeos e fotos de abuso sexual.
Operação Apertem os Cintos
As investigações revelam que Sérgio Antônio Lopes seria o líder de uma estrutura criminosa dedicada ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes há pelo menos oito anos. Segundo os investigadores, ele pagava por imagens das vítimas, abusava sexualmente das crianças e contava com a participação de familiares das meninas no aliciamento.
Segundo a Polícia, Lopes se aproximava de mães, avós ou responsáveis oferecendo ajuda de diversas formas para aliciar as vítimas: dinheiro, pagamento de contas, compras de alimentos e medicamentos, além de ter chegado a quitar o aluguel de algumas famílias. O piloto também usava as próprias crianças ou adolescentes para buscar novos alvos.
Casado, o piloto tem filhos e reside em Guararema, na região metropolitana. Ele é investigado por crimes como estupro de vulnerável, exploração sexual infantil, favorecimento da prostituição, produção e armazenamento de material de abuso sexual, além de possível distribuição dessas imagens. De acordo com a investigação, o Lopes pagava entre R$ 30 e R$ 100 por fotos enviadas a ele.
Até o momento, dez vítimas foram identificadas em São Paulo, mas a polícia acredita que o número pode ser maior, inclusive com possíveis vítimas fora do estado.
O Domingo Espetacular vai ao ar às 18h, com apresentação de Carolina Ferraz e Roberto Cabrini.














