Exclusivo: veículos roubados no Brasil são legalizados na Bolívia
Esquema internacional envolve prefeituras e funcionários públicos do país vizinho
Domingo Espetacular|Do R7, com Domingo Espetacular
A cada dez minutos, um veículo é roubado em São Paulo. Para entender o que torna esse crime tão lucrativo e viável, uma equipe do Domingo Espetacular se dedicou durante seis meses à investigação que terminou na descoberta de um elaborado esquema internacional de legalização desses veículos. Uma fraude que envolve prefeituras e funcionários públicos bolivianos.
Com o conhecimento do Ministério Público de São Paulo, os repórteres montaram uma moto com peças roubadas que foram compradas em diferentes lojas da capital. Em seguida, adquiriram documentos pessoais falsos em plena praça da Sé, um verdadeiro balcão de negócios ilegais a céu aberto no centro da cidade.
O último passo da fraude, no entanto, é realizado na Bolívia: a legalização da moto roubada. Sem grandes dificuldades, a equipe conseguiu comprar um documento registrado em cartório passando a propriedade de um suposto antigo dono, um cidadão boliviano, para o “comprador” brasileiro. O documento foi redigido em papel timbrado oficial do governo boliviano e da Prefeitura de La Paz.
O Domingo Espetacular esteve em várias cidades da Bolívia para encontrar as peças do quebra-cabeça e descobriu que estão envolvidos no esquema, inclusive, autoridades do governo vizinho. Falhas grotescas no controle das fronteiras pela Polícia Federal do Brasil também acabaram escancaradas na reportagem.
Assista ao vídeo:















