Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Domingo Espetacular
Publicidade

Ortopedista alerta sobre os riscos do desafio que simula a famosa "barrigada"

Febre nas redes sociais, a brincadeira inspirada em um esporte norueguês pode causar danos sérios à saúde

Domingo Espetacular|Do R7

Os pulos são feitos dos mais diversos lugares e nas mais variadas alturas
Os pulos são feitos dos mais diversos lugares e nas mais variadas alturas Os pulos são feitos dos mais diversos lugares e nas mais variadas alturas

Um novo desafio feito nas redes sociais preocupa especialistas. O Domingo Espetacular mostrou como a famosa barrigada na água viralizou e atingiu vários internautas, que já aderiram a brincadeira: quanto mais alto você pular, mais curtidas você ganha. As pessoas passaram a imitar atletas, que fazem isso com muita técnica, e compartilhar na web.

Na Noruega, esse esporte é bem famoso e conhecido como “death diving”, que significa “mergulho mortal”. Os pulos são feitos em trampolins, pontes, plataformas, navios, penhascos e em qualquer altura que tenha água embaixo. Roger Chedid, ex-campeão de saltos ornamentais, comenta que saltar de 27m na água é como se fosse de 10m do chão, e afirma que eles podem causar danos físicos ao corpo e levar até a morte.

Nos campeonatos, os jurados levam em consideração a velocidade, o desempenho durante a queda e também a forma de atingir a água. Asbjorg Nesje, campeã mundial de mergulho mortal, relata que os saltos não são tão perigosos. “Você pode ficar com alguns hematomas, mas é assim em outros esportes também”, disse. Nas redes sociais, ela mostra o treinamento em etapas, com a altura aumentando cada vez mais.

O médico ortopedista também comenta sobre os possíveis riscos que esse desafio, que parece simples, pode ter: “Se ele fizer uma entrada errada, errar a técnica, ele pode ter um trauma de proporções maiores. Desde lesões articulares até lesões de caixa torácica, como o baço e o fígado”, disse.

Publicidade

O presidente da Federação Internacional de Mergulhos Mortais deu algumas dicas de segurança que são bem importantes para quem está querendo iniciar nessa nova modalidade, como nunca mergulhar sozinho, saltar numa altura de quatro a cinco metros no mínimo, ter certeza de que não há obstáculos como pedras ou barcos e ter muito cuidado para não escorregar e bater a cabeça.

Porém, para Roger, o melhor é nem tentar praticar esse novo esporte. “Não faça, pois, você vai se arrepender”, disse.

O Domingo Espetacular vai ao ar todo domingo às 19h45 na tela da Record TV.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.