Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Domingo Espetacular

Tudo o que você precisa saber antes de trocar o pneu do carro

Especialista reforça que itens reformados podem estar fora dos padrões mínimos e causar acidentes graves; entenda

Domingo Espetacular|Do R7


Pneu fora das especificações mínimas podem causar acidentes graves Reprodução/RECORD

Precisa comprar pneus para o carro? O Domingo Espetacular traz dicas importantes para acertar na escolha, evitar acidentes e garantir mais segurança, já que as ocorrências desastrosas e até mesmo fatais com o ‘sapato’ do automóvel são mais comuns do que parecem.

No quadro É Hora do Teste, a engenheira civil Patricia Falcão Bauer explica cada tipo de pneu e aqueles que podem ou não ser utilizados. Na avaliação, ela usou o pneu recauchutado, meia-vida, riscado e careca. No entanto, nenhum passou na verificação, pois já estavam desgastados demais.

“A gente olha e parece que está tudo bem, mas vimos que ele não seria aprovado”, disse a especialista sobre o teste realizado com o TWI, conhecido como o índice de degaste do pneu na banda de rodagem.

Depois do freio, o pneu é o segundo item de segurança mais importante de um veículo, pois é um acessório com diversos detalhes, desde tamanho e largura, até prazo de validade. Se estiver em más condições, o pneu pode acarretar sérios problemas.


O caminhoneiro Edson Rodrigues, de 40 anos, morreu após o pneu que estava calibrando explodir. Ele estava em uma borracharia em Padre Bernardo (GO). Orivaldo da Silva, colega do caminhoneiro, contou que o pneu já estava cheio, e a explosão aconteceu enquanto calibrava.

Para evitar acidentes, a especialista Patricia Falcão comentou que é importante verificar se o pneu tem as especificações necessárias, como a espessura mínima de 1,6mm do sulco.


O pneu riscado, também conhecido como frisado, é um procedimento ilegal, onde o assessório que está velho é marcado por um riscador para receber sulcos novos. Esse procedimento pode gerar multas e até mesmo apreensão do veículo.

Acidentes com pneus não são raros, e para entender mais sobre o assunto, o especialista Antonio Xavier explica como é formado um pneu:


“Essa área que tem contato com o solo, nós chamamos de banda de rodagem. A outra área, não menos importante, é a lateral do pneu, ela é responsável pelas flexões do pneu porque ela tem função de amortecimento das irregularidades do solo. Outra parte é o talão do pneu, essa é a área que acopla na roda”, diz Antonio Xavier, especialista.

Quando o asfalto é ruim, os pneus sofrem. Por isso, é importante andar com calibragem adequada e balançamento em dia. Além disso, é necessário que os pneus tenham o tamanho certo e respeitem o prazo de validade de cinco anos.

“O pneu fora da validade é um risco. A borracha começa a sair do estado elástico e vem para o estado plástico. Ela fica quebradiça”, esclarece Antonio.

Outra dica muito importante para escolher os pneus, é observar se na lateral tem o selo do Inmetro, que indica que o modelo foi testado e aprovado.

Assista ao vídeo:

O Domingo Espetacular vai ao ar todos os finais de semana, às 19h45, na tela da RECORD.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.