Logo R7.com
RecordPlus
Domingo Espetacular

50X1: Álvaro Garnero explora as belezas e a gastronomia do Parque Estadual dos Pireneus em Goiás

Explore cachoeiras e a gastronomia singular de Goiás

Domingo Espetacular|Do R7

  • Google News

O 50x1 chega em Pirenópolis, uma pequena cidade de Goiás, localizada a 130 quilômetros de Goiânia. Um verdadeiro tesouro natural, cultural e com um tempero bem brasileiro. A viagem começa no Parque Estadual dos Pirineus, que tem uma grande importância ecológica para a região e que deu nome à cidade. Pirenópolis significa cidade dos Pireneus. Criado em 1987, o parque tem pouco mais de 2.800 hectares de área. Tanto dentro como fora dele, as cachoeiras são grandes atrativos. Cerca de 80 são catalogadas.

No caminho, a vegetação impressiona. Os locais dizem que, no Cerrado, a água é mais fria nos meses que não têm a letra "R", como maio, junho, julho e agosto. Nos outros, a água é quentinha e agradável para o mergulho. O nome Pireneus é uma homenagem à cordilheira de mesmo nome localizada na Europa, que divide a França e a Espanha. Na Serra dos Pirineus são 3 picos principais. O Álvaro sobe no mais alto deles com 1.385 metros.

O Parque dos Pireneus é um convite ao visitante para explorar e preservar este tesouro goiano. A fome apertou. E no hotel, o Álvaro acompanhou o preparo de um prato que é a cara de Goiânia, com pequi. Não à toa, pequi em tupi significa casca espinhosa. A forma correta de comer é roer delicadamente a polpa com os dentes da frente, sem nunca morder o caroço. Aí você fica seguro para experimentar essa iguaria do Cerrado. Um fruto que vai muito bem com arroz, combinado com alho, cebola e outros temperos regionais, cada garfada é uma experiência única.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.