Logo R7.com
RecordPlus
Domingo Espetacular

Brasileiros enfrentam calor intenso e improvisam refrescos nas ruas

Piscinas infláveis e barris nas ruas das comunidades são alternativas populares

Domingo Espetacular|Do R7

  • Google News

Calor pede uma praia, mas e quando a praia não está ao alcance? Em dezembro, o Brasil atravessou uma onda de calor das mais intensas para a época. São Paulo registrou o mês mais quente dos últimos 64 anos. Não foi fácil encarar, mas o brasileiro não se entrega: com bom humor e criatividade, a famosa gambiarra funcionou como nunca na hora de se refrescar. 

No meio da maior comunidade de São Paulo e em ruas de Belo Horizonte, quem não tinha piscina em casa improvisou com barris e piscinas infláveis. "Pobre não tem dinheiro pra ir pra praia, então improvisar com o que tinha", disse Marcelo, que colocou a piscina na rua. A iniciativa atraiu vizinhos e transformou o espaço público em quintal compartilhado: "Vem gente da rua de baixo, vem gente da rua de cima, vem gente daquela rua ali. Passou aqui e entrou", contou Rosemeire, moradora de Heliópolis. 

A temperatura chegou a 37,2 °C em São Paulo, tornando cada espaço na água disputado e o banho improvisado, uma necessidade familiar. Para se refrescar, Rosemeire chegou a abrir um buraco no telhado para ventilar a casa e usar ventiladores, enquanto cuidava de seis filhos e netos. 

O calor intenso também representa risco à saúde. Médicos recomendam hidratação, evitar exercícios ao ar livre e exposição ao sol. Mas, quando o assunto é lazer, o que vale é a criatividade. Entre churrasquinhos, cochilos na piscina e banho comunitário, os brasileiros driblam o calor com inventividade e solidariedade.


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.