Logo R7.com
RecordPlus
Domingo Espetacular

Conheça Fragata Tamandaré, o navio de escolta mais moderno do país

O Domingo Espetacular foi até Itajaí (SC) para ver como é fabricado este navio

Domingo Espetacular|Do R7

  • Google News

A equipe do Domingo Espetacular viajou para Itajaí, em Santa Catarina, para embarcar na Fragata Tamandaré, o navio de guerra mais moderno do país. A embarcação põe o Brasil ao lado de potências mundiais em termos de segurança e defesa do território. Um gigante de mais de 3 mil toneladas. Mesmo com uma altura equivalente a um prédio de sete andares, o navio é veloz, pode chegar a 50 km/h. A Fragata Tamandaré é a mais nova e poderosa da Marinha do Brasil.

O projeto foi desenvolvido por engenheiros brasileiros e alemães. O processo envolveu a contratação direta e indireta de 23 mil profissionais. Muitos treinados e capacitados especificamente para esse trabalho. As chapas de ferro da embarcação, por exemplo, são desenhadas a laser e, em seguida, soldadas milimetricamente. Tudo feito em plano sequencial, o que agiliza o processo.

No navio, todos os compartimentos são separados por portas blindadas e vedadas que são fechadas assim que se passa. Isso garante que em caso de um naufrágio a água não passe de um setor para o outro. Para zarpar, ele precisa girar e ficar de frente para o mar. O canal é estreito, a manobra é delicada e muito perigosa. São quase 50 minutos até conseguir fazer o giro completo.

A próxima etapa é percorrer o canal que leva até o mar, um trecho estreito que exige uma navegação guiada por satélite. Dois rebocadores também ajudam a manter a fragata no centro do canal. Para o navio deslizar nas águas, tem muita tecnologia por trás.

A fragata é um navio escolta com moderno sistema de radares que conseguem detectar ataques biológicos e até nucleares. Ela é protegida por foguetes capazes de interceptar ataques aéreos, tem mísseis que rastreiam aeronaves e drones inimigos. A principal arma é um canhão que pode atingir alvos de até 16 km de distância.

Depois de entregues à Marinha, os quatro navios vão proteger quase seis milhões de km² da costa brasileira. O país passa a ser uma das nações mais protegidas do mundo e se torna uma referência em engenharia naval militar na América do Sul.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.