Logo R7.com
RecordPlus
Domingo Espetacular

Criminosos invadem Biblioteca Mário de Andrade e roubam obras valiosas

Obras de Candido Portinari e Henry Matisse foram levadas em assalto na biblioteca

Domingo Espetacular|Do R7

  • Google News

Dois criminosos armados roubaram, neste domingo (7), obras raras da maior biblioteca de São Paulo, a Mário de Andrade, que fica no centro da cidade. Os ladrões renderam um vigilante e um casal de idosos que visitava o local pela manhã. Eles conseguiram levar documentos históricos, cinco gravuras de Candido Portinari, da obra "Menino de Engenho", e oito quadros da obra "Jazz", do artista francês Henri Matisse. 

Em seguida, os dois fugiram pela saída principal. Vigilantes chegaram a pedir ajuda a policiais militares que patrulhavam a região, mas os suspeitos não foram localizados. Eles teriam fugido sentido a estação de metrô mais próxima.  

Candido Portinari é considerado um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros de todos os tempos. Ele fez as gravuras roubadas para ilustrar o livro “Menino de Engenho”, do escritor José Lins do Rego. Já Henri Matisse era pintor, escultor e desenhista. O livro “Jazz” foi publicado em 1947. As obras roubadas estão seguradas em R$ 1,6 milhão.  

Essa não é a primeira vez que parte do acervo da Biblioteca Mário de Andrade é roubada. Em 2006, um ladrão teve acesso ao setor de obras raras da instituição e levou 12 gravuras pintadas à mão. 

As investigações apontaram que o criminoso, que nunca foi encontrado, teve ajuda de dois funcionários da biblioteca. As obras só foram localizadas quase 20 anos depois, em Londres, na Inglaterra, com um colecionador de arte, que adquiriu as gravuras legalmente em um leilão. 

A demanda por obras de arte raras é abastecida pelo mercado paralelo, que compra e revende ilegalmente essas peças. Em outubro deste ano, o roubo aconteceu no Museu do Louvre, em Paris, na França. Em uma ação ousada, os ladrões levaram nove peças da coleção de joias da coroa francesa, ignorando o forte sistema de segurança do museu. Eles conseguiram fugir. 



O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.