Logo R7.com
RecordPlus
Domingo Espetacular

Duas orcas vivem abandonadas em parque desativado no sul da França e correm risco de vida

São os últimos mamíferos marinhos de grande porte em cativeiro em todo o território francês

Domingo Espetacular|Do R7

  • Google News

Wikie e Keijo, duas orcas, vivem no desativado Marineland, em Antibes, no sul da França. A região ficou conhecida por abrigar o maior parque marinho da Europa. Inaugurado na década de 1970, o local chegou a reunir mais de quatro mil animais e recebia cerca de um milhão de visitantes por ano. As duas baleias eram as estrelas do show.

São os últimos mamíferos marinhos de grande porte em cativeiro em todo o território francês. Um vídeo, no entanto, mostra uma imagem chocante. Ao lado filho Keijo, de 11 anos, a orca Wikie, de 23, parece sem vida. Imóveis e solitários, os dois flutuam na água turva do taque.

O parque foi desativado no início deste ano por causa de uma lei aprovada em 2021. Ela proíbe apresentações com baleias e golfinhos, a reprodução em cativeiro e qualquer transferência destes animais para fins comerciais. A meta do governo francês é acabar com todas as exibições até 2026, uma das leis mais rígidas da Europa.

Mas, quatro anos depois, o destino das orcas do Marineland continua sem definição. É possível ver os tanques cobertos por algas, fissuras nas paredes e estruturas enferrujadas. Um sinal claro do avanço do abandono. De acordo com o ativista Seph Lawless, não existe atualmente nenhum santuário específico para receber baleias.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.