Logo R7.com
RecordPlus
Domingo Espetacular

Entenda como foto de cabeleireira brasileira foi usada em suposta fraude eleitoral na Índia

O registro foi feito por um amigo fotógrafo para divulgar o trabalho dele e acabou armazenado em um banco de imagens gratuito na internet

Domingo Espetacular|Do R7

  • Google News

A foto de uma mulher percorreu um dos países mais populosos do mundo como o rosto de um escândalo político. A imagem foi usada para denunciar um suposto esquema de fraude nas eleições da Índia. No entanto, a mulher retratada é Larissa Nery, uma cabeleireira mineira que nunca saiu do Brasil. Nos últimos dias, a foto esteve entre as imagens mais vistas no país asiático. Ela apareceu vinculada a mais de 20 cadastros eleitorais suspeitos.

A brasileira, de 29 anos, mora na região metropolitana de Belo Horizonte, a mais de 14.000 km da capital Nova Délhi. A foto usada na fraude foi tirada há oito anos, quando Larissa ainda tinha os cabelos escuros, semelhante ao visual comum entre mulheres indianas.

O registro foi feito por um amigo fotógrafo para divulgar o trabalho dele e acabou armazenado em um banco de imagens gratuito na internet. O que os dois jamais poderiam imaginar é que, anos depois, a foto seria usada em uma suposta fraude eleitoral num país bem longe do Brasil.

“Era muita mensagem de indiano. Comentavam em todas as minhas fotos, mandavam mensagem para familiares, amigos, para o salão”, conta Larissa. Na Índia, o caso ganhou destaque porque a oposição acusa o partido do primeiro-ministro Narendra Modi e a Comissão Eleitoral de manipulação da lista de votantes. No estado de Haryana, dos quase 20 milhões de eleitores, cerca de 2,5 milhões teriam irregularidades no cadastro, como registros duplicados, votos múltiplos e endereços inválidos.

Com a repercussão, a verdadeira dona do rosto foi localizada no Brasil. Em um único dia, Larissa ganhou quase cinco mil seguidores. Matheus também recebeu inúmeras mensagens. Ele retirou todas as fotos que tinha publicado em bancos gratuitos. No Brasil, o direito de imagem é protegido pela Constituição Federal, pelo Código Civil, pelo Marco Civil da Internet e pela Lei Geral de Proteção de Dados. Usar a foto de alguém em documento falso, como ocorreu na Índia, também é ilegal.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.