Logo R7.com
RecordPlus
Domingo Espetacular

Exclusivo: caminhoneiro revela como sustentou farsa que travou o trânsito de via em SP

Dener Laurito alegou ser vítima de assalto; depois ele afirmou que fez tudo isso para chamar a atenção para as más condições de trabalho

Domingo Espetacular|Do R7

  • Google News

O caminhoneiro Dener Laurito dos Santos provocou um engarrafamento de 44 km e cinco horas no Rodoanel, em São Paulo, após afirmar ter sido vítima de um assalto. O caminhão dele ficou atravessado na pista. Em duas entrevistas (uma em 14 de novembro e outra exclusiva em 20 de novembro), ele apresentou versões contraditórias sobre o episódio.


A história começou a desmoronar quando, dias depois, Dener declarou que sofreu um “surto psicótico” e não lembrava de detalhes como ter jogado a pedra que quebrou o próprio para-brisa ou ter se amarrado. Disse apenas que decidiu parar o caminhão e criar o simulacro de bomba porque “achou que ali chamaria a atenção”. No entanto, segundo a polícia, ele tinha “total consciência dos atos que praticou”. O caminhoneiro permaneceu por horas dentro da cabine, imóvel, com uma corda no pescoço e um pacote preso à perna que dizia ser um explosivo, mobilizando o Gate e o batalhão antibombas.


As investigações revelaram que não houve criminosos, armas, agressões ou sequestro. Dener confessou que fabricou a bomba falsa, arremessou a pedra no vidro, atravessou a carreta na pista e simulou ter sido amarrado. A intenção, segundo disse, era chamar atenção para a segurança dos caminhoneiros. Laurito afirmou estar “arrependido” e “envergonhado”. Ele pode responder por falsa comunicação de crime, com pena de até seis meses de detenção ou multa.


Apesar da farsa, especialistas e motoristas reforçam que o medo nas estradas é real. Dados do Ministério da Justiça mostram 6.226 roubos de carga no Brasil entre janeiro e setembro, sendo 84,72% no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em território paulista, a maioria das abordagens ocorre pela manhã e no momento das entregas, com alimentos entre as cargas mais visadas. Além disso, 92,25% dos caminhoneiros vítimas de assalto ficam retidos durante as ações.




O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.