Logo R7.com
RecordPlus
Domingo Espetacular

Influenciadores são presos por promover jogos ilegais no Rio de Janeiro

Segundo a polícia, a estratégia era postar vídeos em que empinavam motos e cometiam várias infrações de trânsito

Domingo Espetacular|Do R7

  • Google News

Um grupo de influenciadores do Rio de Janeiro foi preso essa semana por suspeita de envolvimento com jogos ilegais. Segundo a polícia, a estratégia era postar vídeos em que empinavam motos e cometiam várias infrações de trânsito, para atrair cada vez mais seguidores. Os perfis nas redes sociais eram um chamariz para o público acessar plataformas clandestinas. Cada influenciador recebia uma comissão de acordo com o número de acessos.

Um dos vídeos dos 'Influenciadores do Grau', como se intitulam, era de um homem pilotando uma moto aquática na ponte Rio- Niterói. O vídeo foi visto por quase meio milhão de pessoas. O piloto era Wandemberg da Silva Ribeiro, o Lobão. Na época, o influenciador conversou com o Domingo Espetacular e explicou que adaptou o veículo e colocou o nome de 'Motojet'. O influenciador não escapou da polícia. Foi multado e levantou suspeitas sobre os conteúdos que postava na internet. A partir daí, Lobão ganhou status de celebridade entre os influenciadores. Todos criavam conteúdos com infrações de trânsito e manobras perigosas que podem causar acidentes fatais.

Em outro vídeo, o homem que pilota o quadriciclo é Jean Borges, criador de conteúdo, com postagens que batem mais de um milhão de visualizações. Outro 'campeão de audiência' é Miguel Carvalho, o Miguel Grau, que tem mais de um milhão de seguidores. O influenciador costuma aparecer em eventos ao lado do rapper Oruam. Ele também é marcado em outros perfis, como em um passeio conduzido por Lucas, o 'Tick Grau'.

As postagens, segundo a polícia, abriram portas para um negócio milionário. Depois de investigar o grupo, a polícia descobriu que os influenciadores interagiam entre si, usavam os perfis nas redes sociais para promover ações e eventos clandestinos e mantinham um padrão nas postagens com a #grau ('hashtag grau’).

Além disso, eles atraíam os seguidores para um show de infrações com veículos adulterados, motos de alto valor e, assim, criavam um público disposto a se arriscar. Dessa vez, em jogos de azar. As investigações apontam que o grupo movimentou R$ 10 milhões em apenas um ano. A promessa é sempre a mesma: a de trazer lucros para os seguidores, mas a realidade é bem diferente.

Nessa semana, a polícia deflagrou uma operação contra nove influenciadores. Os agentes também recolheram carros, motos, um Jet Ski e um quadriciclo. Dos nove investigados, quatro foram presos: Wandemberg Lobão, Roger, Ryan e Jean Borges, que tinha uma arma com o brasão da PM. Miguel Grau, Matheus Lomo Grau, Lucas Tickk Grau,Gil Grau e Yuri Camara não foram encontrados.

Após a operação, Yuri apareceu nas redes sociais para se defender. Ryan foi liberado depois de prestar depoimento e disse que não faz mais os desafios perigosos. O advogado de Wandemberg 'Lobão' falou que entrou com pedido de habeas corpus e negou que o influenciador promova jogos de azar. A polícia vai continuar com as investigações para descobrir outras pessoas envolvidas no esquema.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.