Logo R7.com
RecordPlus
Domingo Espetacular

Líder de seita religiosa no RS é indiciado por mais de dez crimes

Defesa de Adir Aliatti informou que só vai se manifestar sobre os casos citados durante o processo judicial

Domingo Espetacular|Do R7

  • Google News

Adir Aliatti, um homem de 69 anos que se apresentava como guru espiritual, foi indiciado junto com os dois filhos, no início deste mês, por mais de dez crimes, entre eles associação criminosa, tortura psicológica, estelionato, violência sexual mediante fraude e exposição de crianças ao constrangimento.

Os relatos de ex-integrantes da comunidade espiritual Osho Rachana, que funcionava em um sítio na cidade de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, revelam a exposição de crianças a atos de “sexo livre” e extorsão de dinheiro. Aliatti oferecia ajuda vendendo uma suposta cura espiritual, mas, segundo as denúncias, usava o dinheiro em benefício próprio, para comprar terrenos e fazer viagens caras. Uma das testemunhas afirma que ele usava as fragilidades das vítimas para manipulá-las e mantê-las em constante estado de medo e fragilidade emocional.

Os primeiros seguidores religiosos denunciaram o guru ao Ministério Público em 2022. Em setembro do ano passado, cerca de 40 moradores que ainda viviam no sítio pressionaram Aliatti. Em uma reunião, ele confessou que manipulava as pessoas e que desviava o dinheiro delas para viajar e fazer apostas. O áudio foi gravado e entregue para os investigadores. Depois dessa reunião, a comunidade foi fechada. Em dezembro de 2024, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão no sítio. Jeiselaure de Souza, a delegada responsável pelas investigações, até o momento, identificou mais de 40 vítimas de Aliatti.

A prisão preventiva de Adir Aliatti foi negada pela Justiça. Por enquanto, o suspeito cumpre medidas cautelares e é monitorado por uma tornozeleira eletrônica. A defesa informou que só vai se manifestar sobre os casos citados durante o processo judicial.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.