Logo R7.com
RecordPlus
Domingo Espetacular

Lula e Trump discutem tarifas em encontro na Malásia

Ao ser questionado sobre a relação com Jair Bolsonaro, Trump disse que gosta do ex-presidente e se incomodou com o que aconteceu com ele

Domingo Espetacular|Do R7

  • Google News

O primeiro encontro oficial entre os presidentes Lula e Donald Trump desde o "tarifaço" aplicado pelos Estados Unidos a produtos brasileiros aconteceu neste domingo (26), na Malásia. Lula e Trump estavam acompanhados de ministros e assessores. Antes de começar a reunião, o presidente americano disse aos jornalistas que acreditava que os dois chegariam a um acordo.  

Ao ser questionado sobre a relação com Jair Bolsonaro, Trump disse que gosta do ex-presidente e se incomodou com o que aconteceu com ele. O ex-presidente foi condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. Por causa do processo contra Bolsonaro, ministros e autoridades brasileiras sofreram sanções dos Estados Unidos. Trump, no entanto, não quis dizer se Bolsonaro seria um dos temas da reunião.  

Já no encontro, o presidente brasileiro apresentou a Trump um documento com dados da balança comercial entre os dois países nos últimos 15 anos - mostrando que os Estados Unidos vendem mais do que compram produtos brasileiros. O superávit comercial é de US$ 410 bilhões, cerca de R$ 2,2 trilhões. Lula pediu a suspensão das tarifas de 50% aplicadas a produtos brasileiros. Trump reconheceu a necessidade de tratar do tema com urgência.  

Após a reunião dos dois presidentes, o chanceler Mauro Vieira fez uma avaliação positiva do encontro. Mauro Vieira afirmou ainda que Lula se ofereceu para mediar a crise entre Estados Unidos e a Venezuela. Os americanos fazem operações navais no mar do Caribe contra o tráfico de drogas e acusam o presidente Nicolas Maduro de chefiar uma organização de narcotraficantes.  

O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Rosa, disse que Lula questionou as punições contra autoridades brasileiros. Este foi o primeiro encontro oficial entre Lula e Donald Trump desde o início da crise provocada pelo tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.  

Os dois líderes participaram, na Malásia, da cúpula da Asean - o bloco que reúne as principais nações do sudeste asiático. A reunião aconteceu no centro de convenções de Kuala Lumpur. Depois da reunião, Lula postou nas redes sociais que os dois discutiram "de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral".  

No discurso durante evento da cúpula dos países asiáticos, Lula defendeu o multilateralismo, voltou a condenar as guerras e criticou as organizações que perderam força. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.