Logo R7.com
RecordPlus
Domingo Espetacular

Movimento internacional que questiona o uso de protetor solar cresce no Brasil

Casos de câncer de pele em território nacional passam de 200 mil todos os anos e preocupam médicos

Domingo Espetacular|Do R7

  • Google News

No Brasil, um país tropical com altas temperaturas, é indispensável o uso do protetor solar em diversas situações: ir à praia, trabalhar ou mesmo dar uma volta na rua. No entanto, esse hábito está sendo questionado. Um movimento contra o produto chegou ao país via redes sociais e preocupa os médicos, já que os casos de câncer de pele em território nacional passam de 200 mil todos os anos. O Domingo Espetacular foi atrás e buscou entender as razões e os perigos dessa tendência.

Uma postagem na internet diz que muitos protetores solares teriam químicos derivados de petróleo, que poderiam interferir nos hormônios; outro, diz que a substância vai direto à corrente sanguínea, e que isso faria bem somente para quem vende. Uma influenciadora relata que sua pele estaria “bem melhor e mais limpa” depois de duas semanas sem o uso.

A reportagem conversou com Lucedile, que durante anos se expôs ao sol sem proteção, até que descobriu o primeiro câncer de pele, somente quando resolveu seguir a recomendação do dermatologista de fazer um ‘mapeamento das pintas’ em uma consulta de rotina. E isso não era ‘implicância’ do médico, já que ela teve outros quatro tumores malignos na pele.

E mesmo em dias encobertos, os raios solares estão presentes, o que não impede a substituição dos protetores solares. Uma delas é a oceanógrafa Dani, que atua como guia de mergulhadores e está sempre à exposição ao sol. Ela contou ao Domingo Espetacular que não usa protetores solares convencionais há 15 anos, trocando-o por um creme que formaria uma barreira física na pele.

Outra que defende apenas o uso de óleos e hidratantes naturais é Roseli Siqueira, especialista em cosméticos. A profissional enxerga o sol como “algo divino”, que precisamos para preservar a nossa energia. Assim, ele melhoraria o magnestismo do corpo, a vitalidade celular e a resistência. Com esse discurso, ela acumula 200 mil seguidores nas redes sociais.



O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.