Logo R7.com
RecordPlus
Domingo Espetacular

RJ: menina de 9 anos respira sozinha pela primeira vez e inicia nova fase após traqueostomia

Ana Júlia supera a dependência de traqueostomia e começa nova fase

Domingo Espetacular|Do R7

  • Google News

Imagine não conhecer a sensação de respirar pelo nariz. Você vai conhecer agora Ana Júlia, uma carioca de nove anos que, desde o nascimento, dependia de aparelhos para sobreviver. A menina luta contra uma doença genética rara e, esta semana, viveu um momento único: conseguiu respirar sozinha, iniciando uma história de superação dentro da UTI. 

Com apenas 15 dias de vida, Ana Júlia foi submetida a uma traqueostomia para desviar o fluxo de ar e conseguir respirar. Mas a pequena heroína agora pode fazer atividades básicas, como usar colares, tomar banho e mergulhar na piscina, antes impossíveis. 

Diagnosticada ainda na gestação com síndrome de Proteus, doença genética rara que causa crescimento desigual das células, Ana Júlia passou nove anos sob monitoramento constante, com tratamentos médicos e fisioterapia diária. “Agora eu posso. Mas eu tenho que pular no meu tempo”, disse a menina ao experimentar a piscina pela primeira vez. 

No último dia 17 de dezembro, a família celebrou a retirada da cânula. “A médica prometeu que eu não ia perder a fala e não doeu”, afirmou Ana Júlia. Apesar da síndrome não ter cura, a menina seguirá acompanhamento médico periódico, realizando cirurgias reparadoras e tratamentos para controlar a condição, enquanto vive novas experiências e descobre a liberdade de respirar pelo nariz. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.