Logo R7.com
RecordPlus
Domingo Espetacular

RJ: uma semana após megaoperação, moradores do Complexo da Penha ainda enfrentam medo e destruição

Vizinhança ainda vive clima de tensão e espera por paz

Domingo Espetacular|Do R7

  • Google News

Estas são imagens do Complexo da Penha, gravadas na última sexta-feira, 7 de novembro. Registros do dia 28 de outubro mostram a megaoperação da Polícia do Rio contra o Comando Vermelho, que mobilizou 16 horas de tiroteio, cumpriu 94 mandados de prisão e deixou 121 mortos, incluindo quatro policiais. O governador Cláudio Castro classificou as ações das facções como “atentado ao Estado democrático de direito” e reforçou que o combate à criminalidade não vai parar.

O principal alvo da operação, Edgar Alves Andrade, conhecido como Doca ou "Urso", conseguiu escapar. Considerado extremamente violento, ele tem 269 anotações criminais, é acusado de dezenas de assassinatos e ocupa a segunda posição na hierarquia do Comando Vermelho, atrás apenas de Marcinho VP, preso em Campo Grande. A operação também chamou atenção internacional, recebendo carta de apoio do governo dos Estados Unidos, que elogiou a coragem e o sacrifício dos policiais.

O Rio de Janeiro é apontado como quartel-general do Comando Vermelho, com operações e treinamentos até no exterior, inclusive na Ucrânia. A polícia destaca que essas organizações são “narcoterroristas” e que ataques às comunidades incluem barricadas e armas de guerra. A tenente Kelly, única mulher na linha de frente, liderou negociações e conseguiu render suspeitos sem danos colaterais, enquanto socorristas e anestesistas atuaram em atendimento de urgência a feridos.

Moradores relatam traumas profundos. Zen Ferreira afirma que a comunidade ficou “doente” com a guerra, e Samuel, que perdeu o filho de 14 anos, alerta sobre os perigos do estilo de vida promovido pelos traficantes. Para as autoridades, outras comunidades ligadas ao Comando Vermelho e ao Terceiro Comando Puro devem ser retomadas, mantendo a promessa de continuidade da operação contra o crime organizado, enquanto a população espera pelo fim da violência.



O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.