Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Fala Brasil
Publicidade

Saiba como solicitar o auxílio-doença do INSS online

O processo é feito pelo aplicativo e, em alguns casos, o benefício pode ser liberado em cinco dias

Fala Brasil|Do R7

Solicitante não precisa passar em consulta com o médico perito
Solicitante não precisa passar em consulta com o médico perito Solicitante não precisa passar em consulta com o médico perito

Um milhão de brasileiros estão na fila para fazer uma perícia e receber o auxílio-doença, mas já é possível dar entrada no pedido de forma online, sem a necessidade de passar em consulta com o médico perito. Em alguns casos, o benefício pode ser liberado em cinco dias. O Fala Brasil mostrou como fazer todo processo. Saiba mais!

Evitar o desgaste do trabalhador é justamente um dos objetivos do INSS, que, desde agosto de 2022, passou a adotar novas regras para a concessão do auxílio-doença — que não forem superiores a noventa dias.

Nesses casos, os pedidos podem ser feitos de forma online pelo aplicativo "Meu INSS". O trabalhador vai anexar o atestado médico com indicativo de afastamento no sistema. A partir daí, um perito vai analisar o documento e, se atender aos requisitos, o benefício será concedido. Tudo isso sem a necessidade de comparecer a uma agência da Previdência Social.

O secretário da Previdência, André Rodrigues, faz uma comparação com o tempo médio de espera para o atendimento da perícia, que é de 61 dias, e pelo aplicativo a avaliação documental consegue ser concluída em 5 dias.

Publicidade

André também explica que a nova modalidade não se aplica apenas para o benefício por acidente de trabalho ou para o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, quem tiver a solicitação online negada pode pedir uma perícia médica presencial.

Com os pedidos online, o órgão espera retomar os patamares pré-pandemia. A meta é que ninguém aguarde por mais de 45 dias por uma perícia.

Publicidade

Veja a reportagem na íntegra: 

O Fala Brasil é exibido de segunda a sexta, às 8h40, e aos sábados, às 7h35, na Record TV.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.