Apneia do sono: conheça o distúrbio respiratório que afetou Orlando Morais
Muitas vezes associada ao ronco alto e sono agitado, a condição vai muito além de um incômodo noturno
Fala Brasil|Do R7
O cantor Orlando Morais passou recentemente por uma cirurgia para tratar a apneia do sono, distúrbio respiratório que provoca interrupções na respiração durante a hora de dormir. Em vídeo publicado nas redes sociais, mesmo com dificuldade para falar, o artista revelou que esse foi o segundo procedimento realizado com o objetivo de reparar a doença.
A condição, muitas vezes associada ao ronco alto e sono agitado, vai muito além de um incômodo noturno. A apneia está ligada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, transtornos psiquiátricos e até obesidade. Um dos tratamentos mais utilizados é o uso do CPAP, uma máscara que mantêm as vias aéreas abertas durante o sono.
Mas, em alguns casos específicos, a cirurgia ortognática pode ser indicada, como ocorreu com Orlando. O procedimento bucomaxilofacial avança os maxilares para aumentar a passagem de ar. Essa movimentação óssea melhora a respiração noturna e pode, inclusive, trazer mudanças estéticas. Apesar dos benefícios, os médicos alertam que a cirurgia não é indicada para todos e costuma ser recomendada apenas quando a apneia está ligada a alterações anatômicas nos maxilares, como retração da mandíbula ou do maxilar superior.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



