Logo R7.com
RecordPlus
Fala Brasil

Boa Notícia: Consumo diário de até três xícaras de café pode beneficiar memória e raciocínio

Estudo de Harvard liga consumo moderado a menor risco de demência

Fala Brasil|Do R7

  • Google News

Um estudo da Universidade Harvard revelou que o consumo diário de duas a três xícaras de café pode estar associado a um risco 18% menor de desenvolver demência. A pesquisa acompanhou mais de 130 mil pessoas ao longo de 43 anos e destacou benefícios do café para memória e raciocínio.


Dona Fernanda, uma artista plástica brasileira aos 82 anos, exemplifica os possíveis efeitos positivos do hábito. Ela afirma que o café melhora seu raciocínio sem causar agitação ou relaxamento excessivo. Na cozinha dela, tudo está preparado para as suas três doses diárias.


O neurologista da USP, Raphael Ribeiro, explicou que o principal efeito benéfico do café é sobre atenção e foco. No entanto, ele alerta contra o excesso: consumir além das recomendações pode aumentar ansiedade e interferir no sono.


No Brasil, onde o consumo médio anual chega a cerca de 1.400 xícaras por pessoa, o café é parte integral da cultura cotidiana. Apesar dos potenciais benefícios à saúde destacados pela ciência americana, especialistas aconselham moderação no consumo diário para evitar efeitos adversos como tremores ou insônia.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.