Logo R7.com
RecordPlus
Fala Brasil

Brasil bate recordes no transplante de órgãos

Cirurgias de alta complexidade, como o transplante de fígado, exigem equipe especializada e protocolos hospitalares rígidos

Fala Brasil|Do R7

  • Google News


Romeu é corretor e professor. A cirrose hepática começou a dar sinais em 2009 e foi piorando com o tempo. Em 2024, já com a saúde bastante comprometida, ele recebeu indicação do transplante de fígado. A única chance que ele teria de viver mais. Em abril do ano passado, Romeu entrou para a fila nacional de transplantes. A doença já tinha comprometido a memória, a fala e o raciocínio. Três meses depois, a notícia tão aguardada chegou e a cirurgia aconteceu no dia 27 de janeiro.


O transplante de fígado é uma cirurgia de alta complexidade. Depois que a Central Estadual de Transplantes identifica um órgão compatível, começa uma corrida contra o tempo. A captação é feita por equipe especializada e o transplante precisa acontecer dentro de um período seguro, em média oito horas do momento em que é retirado do doador até o transplante no receptor.


Do momento em que o órgão é liberado até o transplante, tudo precisa funcionar com precisão. São dezenas de profissionais envolvidos, protocolos rigorosos e monitoramento constante. No caso de Romeu, a cirurgia foi um sucesso e a recuperação evolui bem.

.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.