Logo R7.com
RecordPlus
Fala Brasil

Crise hídrica em São Paulo impulsiona venda de caixas d'água

A falta d'água leva moradores a buscar alternativas de armazenamento

Fala Brasil|Do R7

  • Google News

A região metropolitana de São Paulo enfrenta uma crise hídrica que tem levado os consumidores a buscarem soluções para o desabastecimento. Com as altas temperaturas e a redução da pressão no sistema pela Sabesp, muitos optam por adquirir caixas d'água como reservatório adicional. Uma ONG precisou interromper temporariamente suas entregas diárias de marmitas devido à falta d’água para cozinhar.


O problema é mais acentuado em áreas elevadas onde a pressão nas tubulações é insuficiente. Para contornar essa situação, alguns moradores têm recorrido ao empréstimo ou compra de caixas d’água. As vendas desses reservatórios aumentaram significativamente; uma loja na Grande São Paulo registrou um crescimento de 30% nas vendas no último mês. O consumo elevado durante períodos quentes agravou ainda mais a situação dos principais reservatórios da região — Alto Tietê e Cantareira — que operam com cerca de 20% do volume útil.


Especialistas alertam sobre possíveis complicações nos próximos meses se não houver chuvas suficientes para recuperar os níveis dos reservatórios antes das estações secas do outono e inverno. Enquanto isso, práticas conscientes no uso da água são essenciais para mitigar os efeitos dessa crise prolongada.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.