Logo R7.com
RecordPlus
Fala Brasil

Frio aumenta risco de problemas cardíacos, alertam cardiologistas

Especialistas destacam a importância de hábitos saudáveis durante o inverno para proteger o coração

Fala Brasil|Do R7

  • Google News

Durante os meses mais frios do ano, as baixas temperaturas podem representar um risco adicional à saúde cardíaca. Cardiologistas explicam que o frio pode sobrecarregar o coração porque faz com que as artérias se contraiam naturalmente. Isso obriga o órgão a trabalhar mais para bombear sangue pelo corpo todo, elevando a pressão arterial e aumentando os riscos de hipertensão. Esta condição é conhecida por ser um fator significativo para acidentes vasculares cerebrais (AVC) e infartos agudos do miocárdio.


O cantor Anthony Carrera é um exemplo disso: há cerca de dois anos ele começou a sentir cansaço excessivo após seus shows e descobriu que sofria de arritmia. Os sintomas se intensificavam especialmente no inverno.


Os sinais de alerta incluem dor no peito irradiando para o braço esquerdo, falta de ar, tontura e náusea. Além das condições climáticas adversas incentivarem uma alimentação mais calórica e menos atividade física, manter hábitos saudáveis nessa época é crucial. Exercícios regulares como caminhadas ou alongamentos em casa são recomendados.


Manter-se vacinado contra gripe também ajuda na prevenção das infecções respiratórias que podem agravar problemas cardiovasculares ao instabilizar placas nas artérias. Uma dieta equilibrada aliada à prática regular de exercícios físicos também contribui significativamente para a proteção do coração.

No RecordPlus, tem mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.