Novas regras exigem emplacamento para ciclomotores, bicicletas elétricas e patinetes
Uso de capacete por condutores também será obrigatório
Fala Brasil|Do R7
A partir de 1º de janeiro de 2026, novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) vigorarão no Brasil para veículos alternativos como ciclomotores e patinetes elétricos. Entre as exigências estão o uso obrigatório de capacete e o emplacamento dos veículos, visando aumentar a segurança de usuários e pedestres.
Pedro, que usa um patinete elétrico que chega a 40 km/h para se deslocar em São Paulo, destaca a importância das ciclofaixas em seu trajeto diário. As mudanças anunciadas incluem a obrigatoriedade da CNH tipo A ou ACC para conduzir ciclomotores, que não poderão transitar em calçadas ou vias rápidas. Já as bicicletas elétricas, com menos restrições, poderão circular em ciclovias sem necessidade de CNH.
Estados podem adaptar as normas às suas necessidades. No Rio de Janeiro, por exemplo, já há previsão de pagamento de IPVA para ciclomotores. Evelyn, que possui uma moto elétrica, enfrentou dificuldades para emplacar o veículo, mas o Detran afirmou que agora está apto a realizar registros, permitindo a regularização antes do prazo final.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



