Logo R7.com
RecordPlus
Fala Brasil

Operação desmantela fraude em licenças ambientais para mineração

Polícia Federal e CGU atuam contra esquema de corrupção em Belo Horizonte

Fala Brasil|Do R7

  • Google News

Uma grande operação está sendo realizada na manhã desta quarta (17) em Belo Horizonte (MG) para desarticular um esquema de fraudes envolvendo licenças ambientais na mineração. A ação cumpre 22 mandados de prisão e 79 de busca e apreensão. Além disso, servidores públicos foram afastados de suas funções, empresas tiveram suas atividades suspensas e R$ 1,5 bilhão foi bloqueado pela justiça.


De acordo com as investigações conduzidas pela Polícia Federal junto à Controladoria Geral da União (CGU), o esquema envolvia a corrupção de servidores responsáveis por fiscalizar áreas ambientais e mineradoras. Esses agentes facilitavam a emissão fraudulenta de licenças ambientais para permitir a extração irregular de minério de ferro em larga escala. As operações ocorriam inclusive em locais tombados ou próximos a áreas protegidas, aumentando significativamente os riscos sociais e humanos.


O potencial econômico do projeto criminoso é estimado em R$ 18 bilhões. Os envolvidos poderão ser acusados por diversos crimes como danos ao meio ambiente, usurpação dos bens da União, corrupção ativa e passiva, formação de organização criminosa, lavagem de dinheiro e obstrução das investigações relacionadas às atividades ilícitas.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.