Logo R7.com
RecordPlus
Fala Brasil

Pelo menos oito ministros vão deixar governo para disputar as eleições de 2026

Rui Costa anunciou que vai deixar a Casa Civil para tentar ser Senador pela Bahia

Fala Brasil|Do R7

  • Google News

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que deixará o governo federal para concorrer ao Senado pela Bahia. Essa decisão faz parte de um movimento mais amplo entre membros do alto escalão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Além de Rui Costa, Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Camilo Santana (Educação), Simone Tebet (Planejamento), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Renan Filho (Transportes) e Marina Silva (Meio Ambiente) também planejam sair de seus cargos visando as eleições.


Há especulações sobre as candidaturas de Tebet e Marina Silva em São Paulo. Fernando Haddad, por sua vez, deve deixar o Ministério da Fazenda, inicialmente sem intenção de se candidatar. No entanto, enfrenta pressão do PT e do presidente para avaliar uma candidatura ao Senado ou ao governo paulista.


Conforme a legislação eleitoral, ocupantes de cargos públicos que pretendem disputar eleições precisam renunciar até seis meses antes do pleito, ou seja, até 4 de abril. Miriam Belchior é cotada para suceder Rui Costa na Casa Civil, devido à sua longa associação com o Partido dos Trabalhadores e experiência como ministra no governo Dilma Rousseff.




O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.