Logo R7.com
RecordPlus
Fala Brasil

Polícia tenta recapturar três detentos que fugiram usando alvarás de soltura falsos em MG

A fraude envolveu o uso indevido das senhas do Judiciário para acessar o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e criar os documentos falsos

Fala Brasil|Do R7

  • Google News

Quatro detentos escaparam pela porta da frente de uma penitenciária em Belo Horizonte (MG) utilizando alvarás de soltura falsificados. Até o momento, apenas Júnior César Silva foi recapturado. Os outros três fugitivos são Ricardo Lopes de Araújo, Anderson Henrique Salomão e Nicolas Henrique Silva. A fraude envolveu o uso indevido das senhas do Judiciário para acessar o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e criar os documentos falsos.


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais já cancelou os alvarás fraudulentos e expediu novos mandados para a captura dos fugitivos. Os quatro homens haviam sido presos no início de dezembro por fraudar o sistema do CNJ usando dados pessoais dos integrantes do Judiciário mineiro.


Como medida preventiva, o vice-governador anunciou que haverá um atraso na execução das ordens judiciais futuras no estado para garantir a autenticidade dos documentos emitidos pelo Judiciário: "Se eu receber um alvará de soltura, o Judiciário vai dizer que a pessoa não tem que ficar presa. Nós vamos criar um procedimento de retardamento do cumprimento para que a gente dê ao Judiciário condição de revalidar porque o sistema deles está efetivamente invadido pela criminalidade."


Apesar das preocupações levantadas sobre possíveis falhas sistêmicas, o CNJ negou qualquer invasão hacker ou falha interna no seu sistema. Especialistas em segurança pública destacam a necessidade urgente de conferências mais rigorosas nos documentos expedidos pelo Judiciário para evitar ocorrências semelhantes no futuro e minimizar prejuízos à sociedade.




O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.