Logo R7.com
RecordPlus
Fala Brasil

Vírus Nipah: risco de chegada ao Brasil é avaliado

Surto do vírus Nipah na Índia gera alerta, mas risco no Brasil é considerado baixo

Fala Brasil|Do R7

  • Google News

O recente surto do vírus Nipah na Índia tem gerado preocupação em países vizinhos e levantou questões sobre a possibilidade de o vírus chegar ao Brasil. O Nipah surgiu pela primeira vez em 1999 na Malásia e voltou a causar alarme após infectar cinco pessoas no estado indiano de Bengala Ocidental. Com uma taxa de mortalidade entre 40% e 75%, dependendo da resposta dos sistemas de saúde locais, o vírus não possui vacina ou tratamento específico.


A Tailândia, Nepal e Taiwan já implementaram medidas sanitárias nos aeroportos para prevenir a entrada do vírus. No entanto, especialistas consideram que as chances de contaminação no Brasil são menores devido à ausência da raposa voadora nas Américas — um tipo específico de morcego que atua como hospedeiro natural do Nipah.


Os sintomas iniciais da infecção pelo Nipah se assemelham aos da gripe comum, podendo evoluir para problemas neurológicos graves como encefalite. A transmissão ocorre tanto por contato com animais infectados quanto entre humanos. Na Índia, dois dos casos confirmados envolvem profissionais da saúde que cuidavam dos pacientes afetados.


Apesar das preocupações globais com o potencial epidêmico do vírus listadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), especialistas afirmam que seu impacto pandêmico seria menor comparado ao coronavírus devido às características específicas do contágio humano.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.