Logo R7.com
RecordPlus
Fala Brasil

Vizinhos devem trabalhar por transição pacífica na Venezuela, diz especialista

Professor de Relações Internacionais analisa consequências da ação militar para a América do Sul

Fala Brasil|Do R7

  • Google News

Professor de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense, Vitelio Brustolin, afirmou ao Fala Brasil que os países vizinhos, como o Brasil, devem trabalhar para uma transição pacífica na Venezuela. O país sul-americano foi atacado na madrugada deste sábado (2) pelos Estados Unidos, e o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que o ditador Nicolás Maduro, foi retirado do país.

“Não interessa a ninguém uma guerra civil na Venezuela, sobretudo aos países vizinhos. O Brasil tem 2.200 quilômetros de fronteira seca com a Venezuela. Seria interessante que houvesse uma transição pacífica. Como a Venezuela vai julgar depois os militares que cometeram crimes lá, é uma outra questão. Na Argentina, por exemplo, eles foram julgados e condenados. No Brasil, eles foram anistiados”, afirmou Brustolin.

Brustolin afirmou ainda que o bloqueio naval imposto pelos EUA limita a ação de ajuda de eventuais aliados da Venezuela: “Não é um bloqueio apenas para impedir que navios fantasmas carregando petróleo levem esse petróleo para fora, violando sanções, mas é também um bloqueio para impedir a entrada de ajuda tanto da Rússia quanto do Irã quanto da China. Lembra muito a crise dos mísseis em Cuba em 1962, quando os Estados Unidos também bloquearam Cuba do acesso à ajuda da União Soviética”.




O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.