Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Veja cuidando de quem cuida
Publicidade

Conheça o Programa Veja com o Coração

Programa busca valorizar o trabalho doméstico e conscientizar a sociedade sobre a importância da profissão

Veja Cuidando de Quem Cuida|Do R7 Conteúdo e Marca

Por trás de uma casa organizada e limpa tem uma profissional dedicada
Por trás de uma casa organizada e limpa tem uma profissional dedicada Por trás de uma casa organizada e limpa tem uma profissional dedicada

Limpar, lavar, cozinhar e cuidar são ações feitas diariamente por milhares de pessoas em suas casas e na casa de outros, por profissionais. Existem pessoas que escolhem ser dentista, outras escolhem ser vendedora ou também trabalhadora doméstica. Todas são profissões importantes, porém algumas são desvalorizadas pela sociedade. 

Foi pensando nisso que o movimento Veja com o Coração foi criado: para apoiar e valorizar as trabalhadoras domésticas de todo o Brasil. Ciente de estar presente em milhares de lares brasileiros, a marca Veja decidiu também amplificar a voz dessas mulheres. Em parceria com a Organização da Sociedade Civil Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos - e da Fenatrad - Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas – a marca Veja quer conscientizar a sociedade sobre a importância dessa profissão. 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que existem no Brasil mais de 6,3 milhões de trabalhadoras domésticas. Ainda assim, apenas 30% delas trabalham com carteira assinada. No último ano, por conta do isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, mais de um milhão dessas profissionais perderam seu emprego e se viram sem renda e sem proteção. 

Pensando nisso, Veja ampliou o programa Veja Com o Coração e criou estratégias para ajudar as trabalhadoras domésticas.

Publicidade

Em um primeiro momento, Veja realizou uma doação de R$ 1 milhão para apoiar a causa. Mais de 15 mil trabalhadoras domésticas receberam um auxílio financeiro de R$ 500 ou uma doação de produtos para que se protegessem durante a pandemia. A segunda fase do movimento, iniciada em outubro de 2020, foi marcada pelo lançamento de uma edição especial de Veja Multiuso Original, Doe Com Amor. Todo o lucro* da venda desse produto está sendo revertida para apoiar trabalhadoras domésticas por meio de doações de cestas básicas, recarga de celular e iniciativas educacionais em parceria com a ONG Themis e a Fenatrad.

Esta é a profissão que mais emprega mulheres no Brasil. Ainda assim%2C mais de 70% das trabalhadoras domésticas já se sentiram julgadas pelas pessoas pelo trabalho que realizam

(Pesquisa Plano CDE realizada 2020 a pedido da marca Veja)

Mais do que mostrar números, o movimento Veja com o Coração pretende contribuir para a conscientização da sociedade sobre a importância dessa profissão. E nada melhor do que dar voz a essas mulheres. 

Publicidade

Com a palavra, Luana.

O Brasil tem outras Luanas espalhadas por aí. Mulheres que foram mães jovens e se tornaram trabalhadoras domésticas para cuidar de suas famílias. Este, aliás, é o sonho da maioria delas: ver seu trabalho reconhecido como profissão, como qualquer outra

Publicidade

Iderlaine, mas pode chamar de guerreira 

Quer conhecer outras histórias reais? Acesse o site de Veja e leia mais

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.