Logo R7.com
RecordPlus
Hoje em dia

Geriatria veterinária: veja alguns cuidados que os cães e gatos do universo sênior exigem

A longevidade dos animais de estimação demanda atenção e cuidados específicos na velhice

Hoje em Dia|Do R7

  • Google News

A geriatria veterinária está se tornando um serviço cada vez mais necessário à medida que os animais de estimação vivem por mais tempo. No Brasil, muitos cães já superaram a marca dos 8 anos e gatos alcançam o status sênior aos 10 anos. Embora a velhice não seja uma doença, ela requer cuidados especiais que envolvem ajustes na alimentação e monitoramento da saúde.


O gato Tírium é um exemplo dessa realidade. Aos 10 anos, ele apresenta mudanças em sua mobilidade e preferências alimentares. Já Kaira, uma cadela sem raça definida com 7 anos de idade, enfrenta desafios semelhantes ao ganhar peso e perder agilidade. O acompanhamento regular com especialistas ajuda a garantir qualidade de vida durante essa fase. Tírium e Kaira mostram como a mobilidade e a alimentação tornam-se questões centrais na vida de animais idosos.


Fátima é outra história tocante: ela é uma sobrevivente das enchentes no Rio Grande do Sul em maio de 2024 e agora tem Maria Júlia como tutora. Com catarata e artrose diagnosticadas após exames médicos cuidadosos, Fátima recebe tratamento adequado para aliviar dores comuns nessa etapa da vida.


Especialistas destacam que obesidade é uma preocupação frequente entre os pacientes seniores atendidos na geriatria veterinária. Alterações fisiológicas também são observadas nesses animais à medida que envelhecem.


Cuidar bem desses companheiros envolve dedicação extra dos tutores para assegurar conforto físico através de medicamentos quando necessário ou suplementos vitamínicos apropriados, além do carinho diário indispensável nesta jornada.




O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.