João Menezes está na final do tênis e nas Olímpiadas de Tóquio
Diante do atual campeão do Pan, Facundo Bagni, o brasileiro teve grande atuação e garantiu vaga nas Olimpíadas
Pan Lima 2019|João Antônio Carvalho
O tenista João Menezes mostrou muita maturidade para chegar na final dos Jogos Pan-Americanos e ainda por cima alcançar vaga para a olimpíada de 2020.
Mesmo contra o campeão do Pan de 2015, o argentino Facundo Bagni, ele superou uma derrota no primeiro set para virar a partida.
No set decisivo Menezes estava em ótima situação, quando novamente o seu rival entrou no jogo, mas com muita tranquilidade ele fechou o set e venceu o jogo por 2 a 1, com parciais de 4/6, 6/2 e 6/4.
João Menezes tem apenas 22 anos e sendo finalista do Pan ganha vaga para Tóquio, mas somente se estiver entre os 300 primeiros do ranking da ATP no ano que vem.
Hoje ele é o 212º colocado, mas com a medalha em Lima ele deve ganhar mais apoio para disputar competições que o façam subir ainda mais no ranking.
A classificação dele é um alívio, já que para garantir vaga para 2020, um tenista tem que estar entre os 56 primeiros do ranking da ATP até o dia 8 de junho, com um limite de quatro por país.
Hoje o melhor brasileiro é Thiago Monteiro, que está na 105ª posição, e mesmo tirando os excedentes dos principais países estaria pelo menos 20 posições abaixo da zona de classificação.
No feminino a vaga escapou por pouco, Carol Meligeni, a sobrinha do campeão do Pan de 2003, Fernando Meligeni, chegou na semifinal, mas caiu para a americana Caroline Dolehide.
Esse resultado tirou praticamente qualquer chance do Brasil ter uma tenista no Japão.
Agora é torcer para o título de João Menezes, e que ele sirva para impulsionar novamente o tênis brasileiro, que da fase de Guga e Meligeni passou para um esporte completamente sem brilho.
Tomara que isso aconteça logo.