Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Pan Lima 2019
Publicidade

Medalhistas receberão miniaturas do mascote do Pan de Lima 2019

Foram fabricadas 5.930 estatuetas de argila que serão oferecidas pela organização dos Jogos Pan-Americanos para os atletas que subirem ao pódio

Pan Lima 2019|Cesar Sacheto, do R7

Atletas receberão estatuetas de argila inspiradas no mascote do Pan de Lima 2019
Atletas receberão estatuetas de argila inspiradas no mascote do Pan de Lima 2019 Atletas receberão estatuetas de argila inspiradas no mascote do Pan de Lima 2019

Além da realização da conquista de uma tão sonhada medalha olímpica, os atletas que subirem ao pódio nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 receberão também um mimo do comitê organizador do evento. Serão distribuídas 5.930 miniaturas no mascote oficial da competição, para todos os medalhistas.

Leia também: Saiba mais sobre os destaques brasileiros do Pan Lima 2019

Os Cuchimilcos, como foram batizadas as estatuetas de argila vermelha — desenhadas com os braços abertos, para dar boas-vindas — foram inspirados no Milco, um boneco que representa a cultura pré-hispânica Chancay.

"Em todo o mundo, os jogos esportivos buscam que os atletas troquem conhecimentos sobre as culturas de seus países. Além disso, falamos de algo que traz trabalho para uma família, que é uma pequena empresa. É uma forma de mostrar que os Jogos estão criando um legado e um impulso econômico dentro Peru. Eles fizeram um belo trabalho ", enfatizou o porta-voz oficial de Lima 2019, Carlos Manuel Lazarte.

Publicidade

Leia também

Os artesãos que venceram o concurso público criado para a fabricação dos bonecos receberam o aconselhamento da Direção Nacional de Artesanato, Ministério do Comércio Exterior do Peru.

"O importante é que tudo isso vem de nossos ancestrais. A cerâmica foi feita desde o Império Wari, do qual somos descendentes. Mantemos a arte, a tradição e a cultura viva do Peru e isso é uma coisa imensa que carregamos dentro de nossos corações e nossas mãos", disse o mestre artesão, Huassaca Edwin Condori, dono da empresa que fabricou os bonecos, em entrevista ao site oficial dos Jogos.

Conheça o Cuchimilco, presente para os medalhistas do Pan de Lima:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.