Medalhistas receberão miniaturas do mascote do Pan de Lima 2019
Foram fabricadas 5.930 estatuetas de argila que serão oferecidas pela organização dos Jogos Pan-Americanos para os atletas que subirem ao pódio
Pan Lima 2019|Cesar Sacheto, do R7
Além da realização da conquista de uma tão sonhada medalha olímpica, os atletas que subirem ao pódio nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 receberão também um mimo do comitê organizador do evento. Serão distribuídas 5.930 miniaturas no mascote oficial da competição, para todos os medalhistas.
Leia também: Saiba mais sobre os destaques brasileiros do Pan Lima 2019
Os Cuchimilcos, como foram batizadas as estatuetas de argila vermelha — desenhadas com os braços abertos, para dar boas-vindas — foram inspirados no Milco, um boneco que representa a cultura pré-hispânica Chancay.
"Em todo o mundo, os jogos esportivos buscam que os atletas troquem conhecimentos sobre as culturas de seus países. Além disso, falamos de algo que traz trabalho para uma família, que é uma pequena empresa. É uma forma de mostrar que os Jogos estão criando um legado e um impulso econômico dentro Peru. Eles fizeram um belo trabalho ", enfatizou o porta-voz oficial de Lima 2019, Carlos Manuel Lazarte.
Leia também
Os artesãos que venceram o concurso público criado para a fabricação dos bonecos receberam o aconselhamento da Direção Nacional de Artesanato, Ministério do Comércio Exterior do Peru.
"O importante é que tudo isso vem de nossos ancestrais. A cerâmica foi feita desde o Império Wari, do qual somos descendentes. Mantemos a arte, a tradição e a cultura viva do Peru e isso é uma coisa imensa que carregamos dentro de nossos corações e nossas mãos", disse o mestre artesão, Huassaca Edwin Condori, dono da empresa que fabricou os bonecos, em entrevista ao site oficial dos Jogos.
Conheça o Cuchimilco, presente para os medalhistas do Pan de Lima: