Logo R7.com
RecordPlus
Pan Lima 2019

Pentatlo moderno: o 'esporte militar' dos Jogos Pan-Americanos

Pentatlo surgiu na Grécia Antiga para definir quais seriam melhores guerreiros da época por meio da disputa de cinco esportes 

Pan Lima 2019|Gabriel Croquer, do R7*

  • Google News
Yane Marques, a primeira medalhista olímpica brasileira no pentatlo moderno
Yane Marques, a primeira medalhista olímpica brasileira no pentatlo moderno

O pentatlo moderno é um dos esportes mais diversos do programa olimpíco. Dentro dos Jogos Pan-Americanos de 2019, a modalidade terá como palco de disputa a Escola Militar de Chorrillos, em Lima. 

O esporte é composto por provas de esgrima, natação, hipismo, corrida e tiro. O desempenho dos atletas em esgrima, natação e hipismo classifica os atletas para a competição final, que combina a corrida e o tiro. Nesta última prova, os atletas percorrem 3,2 km, com paradas a cada 800 metros para atirar. 


Origem do pentatlo

A modalidade possui forte influência militar em sua origem e desenvolvimento. O pentatlo moderno teve sua primeira versão disputada ainda nas Olimpíadas Antigas. Naquela época, as competições tinham como objetivo selecionar o que seria o melhor guerreiro entre os competidores, com grandes diferenças da competição atual. Entre os cinco esportes estavam o arremessamento de discos, de dardos, o salto em comprimento, a corrida e o wrestling.


A inserção do esporte na programação teria sido um pedido dos espartanos, famosos pela habilidade militar, que sentiam que os soldados não eram representados entre os esportes. 

Não se sabe em detalhes como funcionava a competição naquela época. Uma das teorias mais aceitas sobre o pentatlo na época das primeiras Olimpíadas diz que os melhores atletas eram selecionados para a luta final (wrestling) a partir de seu desempenho nos outros quatro esportes.


Como selecionava os guerreiros mais fortes, o pentatlo era um dos esportes mais prestigiados pelo público na época. O vencedor recebia a mais alta recompensa e o título de Victor Ludorum - “O Vencedor dos Jogos” ou “O Campeão”.

Pentatlo moderno


A disputa seria reintroduzida na sexta edição dos Jogos Olímpicos, em 1912. Desta vez, já com formato semelhante ao atual, com os mesmos cinco esportes que serão disputados em Lima 2019. Porém, até Atlanta 1996, o esporte ainda era disputado ao longo de vários dias.

Na edição de Atlatanta, as provas do pentatlo passaram a ser decididas em um único dia. Os organizadores tinham como objetivo dinamizar a disputa para deixar mais atrativa ao público.

Leia também

Nos Jogos Pan-Americanos, a modalidade não teve tanta estabilidade. Depois de figurar na primeira edição do Pan, que ocorreu em 1951, o pentatlo saiu do programa de competições depois de São Paulo 1963, e amargou outros longo hiato depois de Indianópolis 1987.

Há 20 anos o pentatlo marca presença nos Jogos Pan-Americanos de forma ininterrupta. 

Time brasileiro de pentatlo

Cinco atletas da delegação brasileira que estará em Lima 2019 representam o Brasil no esporte. Considerando o histórico no Pan-Americano, o Brasil é um dos favoritos no esporte, com retrospecto superior ao de todos países, menos o dos EUA. 

São, ao todo, nove medalhas ( cinco de ouro e quatro de prata) na história do pentatlo dos Jogos Pan-Americanos. 

O Brasil teve em Yane Marques uma das maiores estrelas da modalidade. Já aposentada, a pentatleta é a única brasileira medalhista olímpica (bronze em Londres 2012) e já foi bicampeã pan-americana (Rio 2007 e Toronto 2015).

A convocação do pentatlo reúne veteranos e atletas bem jovens para buscar o ouro nos Jogos Pan-Americanos. Veja a escalação completa: 

Masculino

Danilo Fagundes

Felipe Nascimento

Feminino

Ieda Guimarães

Isabela Bareu 

Priscila Oliveira

*Estagiário do R7, sob supervisão de André Avelar

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.