Diretora de jornalismo e correspondente em Cabo Verde são as convidadas do Planeta Record
Durante o bate-papo comandado por Thiago Gardinali, as entrevistadas falaram de programação internacional, além de como diferenças culturais impactam a produção de reportagens fora do Brasil
Planeta Record|Do R7
A edição mais recente do Planeta Record, conduzida pelo jornalista Thiago Gardinali, teve como convidadas a correspondente internacional da Record TV na Inglaterra, Patrícia Nielsen, e a apresentadora e diretora de jornalismo da Record TV de Cabo Verde, Elizabete Dias. No bate-papo, elas falaram sobre a rotina, os bastidores e as coberturas jornalísticas nos países em que vivem. O programa está disponível no portal R7.com e nas plataformas digitais da Record TV.
A Record TV está presente em Cabo Verde, na África, há 16 anos, com produção própria e sinal aberto. Desde 2009, Elizabete Dias, âncora de telejornais, faz parte da equipe de profissionais da emissora do país africano. Desde 2016, além de apresentadora, também assumiu o cargo de diretora de jornalismo.
“O telejornal Fala CV é transmitido de segunda a sexta-feira, mas aos sábados o programa tem um formato especial, com notícias do mundo, de Moçambique e também do Brasil, que são nossos parceiros. Enviamos boletins aos parceiros e também recebemos boletins. Fazemos essa dinâmica para dar uma abordagem diferente ao jornalismo daqui”, relatou Elizabete.
Há pouco mais de dois anos como correspondente da Record TV na Inglaterra, Patrícia era apresentadora de telejornal no estado do Ceará e decidiu se mudar com sua família para o Reino Unido. A correspondente falou sobre os desafios do trabalho fora do Brasil e como está sendo a experiência.
“Eu saí do Ceará e meu assunto era muito limitado ali e, agora, meu mundo é completamente diferente. Então, tenho que estar preparada e acompanhando. Não é só ir ali e fazer aquela reportagem, eu preciso estudar, entender a política, a economia do Reino Unido e dos países aqui em volta e das relações internacionais. Além disso, estou aqui há pouco tempo, então tem também o desafio da cultura, entender como é que funcionam as coisas por aqui, o comportamento, e como é o britânico”, disse Patrícia.
A correspondente também comentou a respeito das diferenças e dificuldades para conseguir entrevistados nas ruas do Reino Unido em comparação ao Brasil, uma vez que, de acordo com a jornalista, a grande maioria dos britânicos são mais resguardados, mas que há exceções. “Eu sinto um pouco mais de dificuldade aqui do que no Brasil. A aproximação e abordagem do inglês são um pouco diferentes. Temos que contar a história, falar o que está acontecendo e o que está sendo falado para aí então convencer a pessoa a falar. Claro que existe, como em qualquer lugar, um ou outro que já fala com naturalidade, mas sinto que aqui é um pouco mais difícil você convencer o inglês a falar”, comentou a correspondente.
Mais sobre o Planeta Record
A Record TV disponibiliza mais uma novidade em suas plataformas digitais: o Planeta Record. Sob comando de Thiago Gardinali, o programa vai ao ar às sextas-feiras, no portal R7.com e nas plataformas digitais da Record TV, com convidados especiais que vivem ao redor do mundo, e contam sobre suas experiências jornalísticas e bastidores.
Assista ao terceiro episódio: